SóProvas


ID
3191644
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pesquisa comprova que spinners não aumentam concentração


Ao contrário do que se diz por aí, o brinquedo não parece turbinar o cérebro e as nossas habilidades mentais

    Se você se encontrou com crianças ou usou qualquer rede social nos últimos meses, é praticamente impossível não ter visto os famosos fidget spinners, ou hand spinners. São brinquedos pequenos e simples – os mais comuns têm três pontas arredondadas e um “suporte” circular para os dedos, ao meio. Você gira o spinner e, aí, tenta equilibrá-lo no dedo.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/pesquisa-comprova-que-spinners-nao-aumentam-a-concentracao>. Acesso em: 18 out. 2017.



O vocábulo destacado se apresenta, respectivamente, função conectiva e função sintática de  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Se você se encontrou com crianças. >>> Respectivamente temos: conjunção subordinativa condicional (estabelecendo uma condição com a oração posterior); Quem encontra, encontra alguma coisa. Quem se encontra, encontra-se com alguma coisa (com crianças), temos essencialmente o uso do verbo encontrar como pronominal, logo a partícula "se" é parte integrante do verbo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Observando as estatísticas, vi que a maioria do pessoal que errou marcou a assertiva "b", o que demonstra que não tiveram muito problema em classificar o primeiro "se" como conjunção condicional, mas confundiram pronome reflexivo com partícula integrante do verbo. Como diferenciar?

    PRONOME REFLEXIVO

    O "se" só pode ser considerado reflexivo se a ação praticada pelo sujeito incidir sobre si mesmo. Além disso, o verbo tem que ser necessariamente transitivo direto ou indireto, pois o "se" reflexivo sempre vai exercer função sintática de objeto.

    PIV

    O "se" não indica reflexividade evidente, uma vez que não se pode imaginar que o sujeito do verbo acompanhado de PIV exerce uma ação voluntária e intencional sobre si mesmo. Além disso, o "se" PIV não exerce função sintática de nada.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D

  • Completando o comentário da Maria: para diferenciar ainda mais, se for possível substituir por "a si mesmo", então certamente é "se" com função sintática de pronome reflexivo.

  • Se analisarmos mais um pouco, vemos que não tem como se encontrar consigo mesmo ali no contexto, a pessoa vai encontrar-se com crianças, portanto não tem reflexividade. Eliminamos assim, a letra B.

  • PIV: denota ações e sentimentos do sujeito. " Se encontrou".

  • é só analisar a frase toda, se vc vai encontrar as crianças, então não vai encontrar a si mesmo, logo nn é reflexivo, logo nn é a letra B

  • Na letra B, a segunda ocorrência do "se" não é pronome reflexivo, pois quem encontra, encontra algo/ alguém, no excerto, "encontra com crianças" e não "encontra a si mesmo".

    Gabarito letra D!