SóProvas


ID
3191842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento tático caracteriza-se, fundamentalmente, por ser orientado

Alternativas
Comentários
  • A) para a organização, em sua totalidade. - Planejamento Estratégico

    B) para tarefas e operações, de forma isolada. - Planejamento Operacional

    C) por questões genéricas e sintéticas. - Planejamento Estratégico

    D) pelo detalhamento analítico de curto prazo. - Planejamento Operacional

    E) para uma unidade ou um conjunto de recursos, separadamente. - GAB. E

  • A título de conhecimento, o planejamento estratégico conceitua-se como metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando a um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão do futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam à mudança desejada. Portanto, o nível estratégico está voltado à dimensão estratégica do órgão, referindo-se aos seus objetivos e à sua eficácia e efetividade.

    O planejamento tático, por sua vez, é a metodologia administrativa cuja finalidade é otimizar determinada área de resultado, e não a organização como um todo. É nele que se verifica a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas gerais estabelecidos no planejamento estratégico em metas e objetivos mais circunscritos.

    O planejamento tático tem abrangência mais limitada, em nível departamental. Por se tratar de plano mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam cargos de alta direção no próprio departamento. Ressalta-se o menor intervalo de tempo em que as ações são executadas,geralmente no período de um a três anos, mensurando ações para futuro mais próximo do que ao que o planejamento estratégico visa, ou seja, em médio prazo.

    Por fim, quanto ao planejamento operacional, dele decorrem as ações e metas setoriais traçadas em nível tático para atingir os objetivos definidos nas decisões estratégicas. Neste modelo, os envolvidos executam as ações em curto prazo, geralmente no período de três a seis meses. Em síntese, trata-se da formalização, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais do órgão.

    Fonte:

    Brasil. Tribunal Superior Eleitoral.

    Planejamento tático e operacional da Secretaria de Controle Interno e Auditoria: construindo juntos a SCI que queremos ser, 2017-2018 / Tribunal Superior Eleitoral. – Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2017.

  • Tático é o nível gerencial. Aqui a questão aborda "uma unidade" como sendo um departamento. A ambiguidade da questão permite entender que a "unidade" refere-se ao recurso e não ao departamento.

  • Planejamento Tático : Determina objetivos específicos de cada Unidade ou Departamento.

  • Planejamento corresponde a uma das quatro funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar). Planejamento consiste em um processo de estabelecimento de objetivos e de definição de formas sustentáveis de alcança-lo. Segundo o Dicionário Michaelis, planejamento “é o ato de planejar, é a Organização de uma tarefa com a utilização de métodos apropriados, é a determinação de ações para atingir as metas estipuladas por uma empresa, órgão do governo etc".

    Para Chiavenato (2009), o planejamento está presente nos três níveis organizacionais, os quais são:

    1 – Nível Institucional: predomina o planejamento estratégico, voltado para conteúdos genéricos e sintéticos, com foco no longo prazo e possui uma abordagem macroorientada, onde vê a organização como um todo;

    2 – Nível Intermediário: predomina o planejamento tático, voltado para conteúdos menos genéricos e mais detalhados, com foco no médio prazo e possui uma abordagem, em separado, por unidade organizacional;

    3 – Nível Operacional: predomina o planejamento operacional, voltado para conteúdos operacionais, com foco no curto prazo e possui uma abordagem microorientada, onde vê cada operação em separado.

    Em face do exposto, podemos concluir que a alternativa relacionada ao planejamento tático é a letra “E". As alternativas “A" e “C" referem-se ao planejamento estratégico e as alternativas “B" e “D" referem-se ao planejamento operacional.

    Gabarito do professor: Letra E.

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • Estratégico – foco em

    toda empresa, no longo prazo e objetivos globais;

    Tático – foco em um departamento, no médio prazo e objetivos mais detalhados ( planos de marketing, produção, planejamento pessoal e com tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial;

    Operacional – foco nas tarefas e atividades, no curto prazo e objetivos;

    GABA e

  • Nível Intermediário: predomina o planejamento tático, voltado para conteúdos menos genéricos e mais detalhados, com foco no médio prazo e possui uma abordagem, em separado, por unidade organizacional;

  • Plano genérico / sintético (não é detalhado) e abrangente é relacionado ao Plano Estratégico. (longo prazo)

  • As bancas forçam demais nessas questões de Adm. Tá maluco!
  • Gabarito: E

    Falou em UNIDADE, falou em planejamento TÁTICO.

  • A para a organização, em sua totalidade. ESTRATÉGICO

    B para tarefas e operações, de forma isolada. PLANEJAMENTO NÃO PODE SER DE FORMA ISOLADA

    C por questões genéricas e sintéticas. GENÉRICO ESTRATÉGICO

    D pelo detalhamento analítico de curto prazo. OPERACIONAL

    E para uma unidade ou um conjunto de recursos, separadamente. GABARITO DA QUESTÃO