-
ERRADO
Na verdade é a 1ª Lei (os livros são para usar) que defende que a organização de uma biblioteca deve ser feita por assunto, se opondo ao papel milenar das bibliotecas de apenas preservar os livros. Defende a implantação de acervos e serviços em função das necessidades dos usuários. Algumas palavras relacionadas à 1ª Lei são: ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, CIRCULAÇÃO.
-
QUINTA LEI - Uma biblioteca é um organismo em – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de da consulta e empréstimo. Decorre da que exige atualização das e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.
-
GABARITO: E
"A forma ideal, como o bibliotecário indiano corrobora, ainda em anos tão distantes, é a ordenação dos livros por assunto, o que oportuniza a concretude da determinação – a cada livro seu leitor. Isto significa adotar códigos de classificação no âmbito das bibliotecas. Os mais frequentes são: Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU)".
Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016
-
Conforme Ranganathan (2009, p. 193):
A Terceira Lei recomendaria um arranjo classificado por assuntos e que fosse bem feito.
Gab. Errado
RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.
-
Esta questão cobra conhecimentos básicos sobre as leis da Biblioteconomia da Ranganathan.
A quinta lei de Ranganathan define que a “biblioteca é um organismo em crescimento". Esta lei aponta o caráter dinâmico das bibliotecas, mostrando que os serviços e o acervo não podem ser estáticos, sendo que estes devem se manter em constante desenvolvimento, acompanhando as necessidades do público e as mudanças do contexto social em que a biblioteca está inserida.
Esta lei está diretamente associada ao desenvolvimento de coleções e as mudanças sociais e tecnológicas da comunidade em que a biblioteca está inserida.
A classificação por assunto mencionada na assertiva está relacionada a terceira lei de Ranganathan: “a cada livro seu leitor". Esta lei trata da disseminação do acervo aos leitores, passando pela classificação dos documentos e sua ordenação nas estantes.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Errado.
A 5ª lei afirma que a biblioteca deve estar em constante crescimento e que deve utilizar um sistema de classificação, independente de ser por assunto ou não.
PS: pessoal, devemos estar atentos que a lei que recomenda uma organização por assuntos é a 3ª lei. A 1ª lei leva em consideração a localização da biblioteca, seu horário de funcionamento, seu mobiliário e seu pessoal.
-
Item errado. A quinta lei da biblioteconomia é: "A biblioteca é um organismo em crescimento".
Não há nenhuma relação com organização por assunto.