-
Os são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma na seguinte frase: “quem tem , tem poder”. Aponta para o como um meio e não como tendo um fim em si mesmo
-
GABARITO: E
Para Ranganathan (2009, p. 10), a localização de uma biblioteca pode, em geral, “ser tomada como um índice do grau de confiança que os órgãos responsáveis por bibliotecas têm na Lei – os livros são para usar.” Trata-se de item que pontua questões relativas ao acesso e à acessibilidade para a comunidade usuária da biblioteca. Refere-se ao prédio / às instalações da biblioteca e, portanto, é, em sua essência, uma questão de lógica e coerência.
Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016
-
Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan.
A primeira lei da Biblioteconomia de Ranganathan diz que “os livros são para serem usados". É importante observar como todas as leis da biblioteconomia bem como todos os procedimentos e atividades de uma biblioteca estão interligados em maior ou menor grau.
O uso é a razão de ser de um livro. Nesta lei, Ranganathan retrata que um livro não lido, não cumpre seu papel. A localização física de um livro influencia diretamente na possibilidade deste livro ser utilizado e cumprir sua função. A biblioteca deve prover acesso facilitado aos materiais de acordo com o tipo e as necessidades do público. Um livro inacessível não cumpre sua função e logo, não cumpre o que prega a primeira lei de Ranganathan.
Logo, a assertiva apresentada está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Resposta: errado.
De acordo com Ranganathan, os aspectos que interferem no cumprimento da 1º lei são: localização, horário de funcionamento, mobiliário e pessoal da biblioteca.