-
As cinco Leis de Ranganathan:
1- Os livros são para usar;
2 - A cada leitor o seu livro;
3 - A cada livro o seu leitor;
4- Poupe o tempo do leitor;
5- A biblioteca é um organismo em crescimento.
-
Gente, essa questão no arquivo do Cespe está como errado.
-
A banca inverteu o significado das Leis, gabarito: errado.
-
GABARITO: ERRADO
2. Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.
3 .Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.
Fonte: https://portaldobibliotecario.com/biblioteca/as-5-leis-de-ranganathan/
-
O enunciado aborda as leis especificadas de forma invertida.
-
Queria muito entender onde está o erro da questão. Vejamos:
Segunda lei: PARA CADA LEITOR SEU LIVRO, ou seja, o leitor vem antes, devo olhar para ele primeiro e buscar o livro apropriado para o leitor, que é o que diz o enunciado.
Terceira lei: PARA CADA LIVRO SEU LEITOR, isto é, aqui eu olho para livro primeiro e, em seguida, busco o leitor apropriado para ele, que é exatamente o que diz a questão.
-
Não consigo entender o erro dessa questão. Eu entendi da mesma forma que o Herbenio citou.
-
Acrescentando....
Na verdade o erro encontra-se na Segunda Lei, mas na Terceira Lei está correta, vejamos como está no livro!
Conforme Ranganathan (2009, p. 215):
A Terceira Lei
Embora se assemelhe à Primeira Lei ao adotar o ponto de vista dos livros, é, em certo sentido, um complemento da Segunda. Enquanto esta se preocupava com a tarefa de encontrar para cada leitor o livro que lhe fosse apropriado, a Terceira Lei trata de se esforçar para que um leitor apropriado seja encontrado para cada livro. Na realidade, a Terceira Lei diz para cada livro seu leitor.
Gab. Errado
-
Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan.
A segunda lei da Biblioteconomia de Ranganathan aponta que “todo leitor tem seu livro". Esta lei aborda a necessidade do bibliotecário de conhecer o perfil de seu público por meio do estudo de usuários que influenciarão a seleção e o desenvolvimento do acervo. Envolve identificar o leitor apropriado para cada livro.
A terceira lei da Biblioteconomia de Ranganathan aponta que “todo livro tem seu leitor" e aborda os serviços de disseminação da informação, de levar aos leitores o material disponível. Envolve o esforço de disseminar o livro apropriado para cada leitor.
As duas leis dialogam entre si bem como com as outras leis e as atividades de uma biblioteca que não acontecem de forma isolada.
A assertiva inverte o sentido das leis e está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.