SóProvas


ID
3192238
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro coordena as atividades relativas à administração de materiais em suas unidades de trabalho, nesse aspecto relacione a primeira coluna com a segunda.

Coluna 1

1. Previsão

2. Provisão

3. Organização

4. Controle


Coluna 2

( ) Fornece informações sobre a qualidade e a durabilidade do material; garante a utilização apropriada dos recursos materiais, a continuidade da assistência e a diminuição dos custos.

( ) Propicia a disposição dos materiais na unidade. Devem ser analisados os aspectos de planta física e atividades desenvolvidas na unidade.

( ) Realiza o levantamento das necessidades da unidade de enfermagem, identificando a quantidade e a especificidade deles para suprir essas necessidades.

( ) Garante a reposição dos materiais necessários para a realização das atividades da unidade, mediante o encaminhamento de solicitação aos serviços de fornecimento de material.


Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A previsão é definida como um levantamento das necessidades da unidade de enfermagem, identificando a quantidade e a especificidade dos recursos para suprir essa área de trabalho. Em gerência de enfermagem, inicia-se a previsão de recursos pelo diagnóstico situacional da unidade, analisando fatores como sua especificidade , a característica da clientela, a frequência no uso dos materiais, número de leitos, local de guarda, durabilidade e periodicidade da reposição do material. 

    A provisão consiste na reposição dos materiais necessários para a realização das atividades da unidade, mediante o encaminhamento do impresso de solicitação aos serviços que fornecem materiais. O sistema de reposição pode ser realizado de quatro formas: por tempo, por quantidade, quantidade e tempo e reposição imediata por quantidade

    Organização consiste na maneira como o enfermeiro irá dispor os materiais na unidade. Ele deve procurar centralizá-los, em locais de fácil acesso, para facilitar seu uso e controle.

    O controle envolve desde a quantidade (consumo), a quantidade, a conservação e reparos até a proteção contra extravios dentro da organização. A realização de um controle adequado fornece dados para a previsão, propicia informações sobre a qualidade e a durabilidade do material, diminui o extravio, aumenta a eficiência dos equipamentos - e assim garante a utilização apropriada dos recursos materiais, a continuidade da assistência ao paciente e a diminuição dos custos.

    Fonte: Costa; Guimarães. 2004. CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

    http://www.facenf.uerj.br/v12n2/v12n2a13.pdf

  • 4 – 3 – 1 – 2.