SóProvas


ID
3192331
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 275 de 21/10/2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A desinfecção (Anti-sepsia) consiste na operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágue e secagem das mãos.

    O programa de capacitação dos manipuladores em higiene deve ser descrito, sendo determinada apenas a carga horária e a frequência (determinada a carga horária, o conteúdo programático e a freqüência de sua

    realização) de sua realização, mantendo-se em arquivo os registros da participação nominal dos funcionários.

    Os POPs referentes ao controle integrado de vetores e pragas urbanas devem contemplar as medidas preventivas ou corretivas (medidas preventivas ou corretivas) destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.

  • GAB A

    RDC 275/2002

    RESOLUÇÃO DA QUESTÃO (CORES PARA MOSTRAR LETRA CORRETA)

    A- 5.2 Deve - se prever registros periódicos suficientes para documentar a execução e o monitoramento dos Procedimentos Operacionais Padronizados, bem como a adoção de medidas corretivas. Esses registros consistem de anotação em planilhas e ou documentos e devem ser datados, assinados pelo responsável pela execução da operação e mantidos por um período superior ao tempo de vida de prateleira do produto.    

    B- 2.3 Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento. 

    2.5 Anti - sepsia:   operação destinada à  redução  de microrganismos presentes na  pele , por meio de agente químico,  após  lavagem, enxágüe e secagem das mãos.      

    C- 4.2.3. As etapas, a freqüência e os princípios ativos usados para a lavagem e anti sepsia das mãos dos manipuladores devem estar documentados em procedimentos operacionais, assim como as medidas adotadas nos casos em que os manipuladores apresentem lesão nas mãos, sintomas de enfermidade ou suspeita de problema de saúde que possa comprometer a segurança do alimento. Deve - se especificar os exames aos quais os manipuladores de alimentos são submetidos, bem como a periodicidade de sua execução. O programa de capacitação dos manipuladores em higiene deve ser descrito, sendo determinada a carga horária, o conteúdo programático e a freqüência de sua realização, mantendo - se em arquivo os registros da participação nominal dos funcionários. 

    D- 4.2.6. Os POPs referentes ao controle integrado de vetores e pragas urbanas devem contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas. No caso da adoção de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica.   

    na última correção é E e não OU