-
RESPOSTA: A
-
"Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
Os funcionários aprendem a cultura organizacional através de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem.
Por: Renan Bardine/Site Cola da Web
-
Segundo Schein, a cultura pode ser apreendida em vários níveis:
ARTEFATOS: referem-se a estruturas e processos organizacionais visíveis, como o vestuário, os símbolos, os logotipos, o espaço físico, a linguagem, os slogans, os padrões comportamentais etc. Os artefatos são todas as coisas que as pessoas podem ver ou ouvir no dia a dia da organização.
VALORES: resultam da crença sobre o que é certo ou errado, normalmente a partir da ação original de um líder. A ação continuada é aceita como valor. São mantidos em um nível consciente e utilizados para justificar e explicar o comportamento dos membros da organização. Podem ser inferidos a partir de histórias, lendas, linguagem e símbolos.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS: crenças coletivas inconscientes, fonte original dos valores e da ação dos membros da organização. São valores tão profundamente internalizados que deixam de ter forma explícita, passando a funcionar como uma percepção não questionada da realidade. Os pressupostos básicos determinam como os membros da organização percebem, pensam e sentem. Tal como os valores, podem ser inferidos por meio de linguagem, histórias, lendas e símbolos que os membros organizacionais podem fazer uso.
Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - Filipe Sobral e Alketa Peci - 2ª Edição
Gabarito: A
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca da da cultura organizacional. Diante disso, vejamos qual dentre as alternativas contempla corretamente todos os níveis que deflagram a manifestação da cultura no reduto corporativo.
De acordo com Schein (1985), os níveis da cultura são:
- Primeiro nível (artefatos observáveis): é o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
- Segundo nível (valores compartilhados): Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
- Terceiro nível (pressupostos básicos fundamentais): São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.
Dito isso, vamos às alternativas:
A - correta. De acordo com Schein, os níveis da cultura organizacional são os artefatos observáveis, valores compartilhados e os pressupostos básicos fundamentais.
B - incorreta. Diverge dos níveis da cultura organizacional preconizados por Schein.
C - incorreta. Não se encaixam nos níveis elencados acima.
D - incorreta. A “disciplina” e a “moral” não constituem níveis expressos da cultura organizacional.
Após analisarmos o assunto, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
-
GAB A
A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)
- ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
- VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
- PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Gabarito A
• Idalberto Chiavenato: -- > artefatos observáveis -- > valores compartilhados-- > pressupostos básicos .
Os níveis fundamentais da cultura ou elementos [ice bag]
*Os níveis fundamentais ou elementos da cultura. Podem ser definidos por 4 autores que são: Idalberto Chiavenato, Shein, Freitas e Maximiliano.
• Idalberto Chiavenato: -- > artefatos observáveis -- > valores compartilhados-- > pressupostos básicos .
•Sheinm: -- > artefatos observáveis -- > valores-- > compartilhados.
• Freitas-- >valores-- >crenças -- > ambiente físico -- > artefatos -- > gestos -- > linguagem -- > tabus -- >normas -- > símbolos -- > heróis -- > saga -- > cerimônia -- > rito -- > ritual -- > Estória -- > conto popular -- > mito.
•Maximiano: -- > Artefatos -- > Tecnologia -- > Valores -- > símbolos.
Resumo: Aluno do QC -Isaac Coelho