SóProvas


ID
3193057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas pela profissão de assistente social em seus distintos contextos históricos, julgue o item que se segue.


No final da década de 1970, parte da categoria profissional brasileira de assistentes sociais, sob a influência do estudo da obra de Antônio Gramsci — em particular, a perspectiva dialética gramsciana —, passou a compreender a instituição como um espaço contraditório e de luta de classes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Vale destacar alguns conceitos que influenciaram a sociedade brasileira e o Serviço Social, entre eles, o de hegemonia que, para Gramsci, é orgânica e aparece como uma resposta para a sociedade, a economia e a política. É uma concepção de mundo, um objeto de consentimento que oferece condições de reconhecimento, transcende interesses e se faz com a participação ativa dos sujeitos políticos. A conquista da hegemonia se dá antes da tomada do poder e se fundamenta pelo consentimento, pela direção político-ideológica, pela persuasão permanente e pela batalha cultural. A reforma intelectual é a condição para a conquista da hegemonia, é o caminho para a formação da consciência de classe.

    ? A influência de Gramsci no Serviço Social foi debatida por vários pensadores brasileiros nos anos 1970-1980. Pensar Gramsci e sua influência é trazer para o cerne do debate dois conceitos caros ao Serviço Social brasileiro e presente hoje no século 21: hegemonia e projeto político, conceitos que mudaram a análise da intervenção profissional entendida, a partir de agora, como práxis, como mediação. O projeto ético-político visa à superação dos aspectos corporativos, egoísticos e passionais para elevação de uma análise universal. O projeto ético-político profissional, que faz parte de projetos societários que expressam interesses gerais, deve ser entendido como um conjunto de valores e concepções éticas e políticas norteadoras das práxis profissionais, como uma projeção coletiva de determinado grupo social (BRAZ, 2004), nesse caso, dos assistentes sociais.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo o que li o ano é 1980, mas a questão diz que foi em 1970.

    Alguém poderia referenciar outro texto!

    YAZBEK (2009), no diz que " Nesta tradição o Serviço Social vai apropriar-se a partir dos anos 80 do pensamento de Antonio Gramsci e particularmente de suas abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas".

    Livro:Direitos Sociais e Competências Profissionais

  • Olá caras (os) companheiras (os)!

    O pensamento de Gramsci (nos dizeres de Simionatto) tem seu marco entre o final dos anos 1970 e o início dos 1980 e há quase quatro décadas vem adensando as bases teórico-metodológicas da profissão, evidenciando-se na formação de uma cultura crítica, revelada nas práticas política e interventiva mediante o compromisso com as lutas e as demandas da classe trabalhadora, como também na direção social assumida pela profissão, evidenciada nos princípios norteadores do projeto ético-político profissional.

  • A influência de Gramsci no Serviço Social foi debatida por vários pensadores brasileiros nos anos 1970-1980. Pensar Gramsci e sua influência é trazer para o cerne do debate dois conceitos caros ao Serviço Social brasileiro e presente hoje no século 21: hegemonia e projeto político, conceitos que mudaram a análise da intervenção profissional entendida, a partir de agora, como práxis, como mediação. O projeto ético-político visa à superação dos aspectos corporativos, egoísticos e passionais para elevação de uma análise universal. O projeto ético-político profissional, que faz parte de projetos societários que expressam interesses gerais, deve ser entendido como um conjunto de valores e concepções éticas e políticas norteadoras das práxis profissionais, como uma projeção coletiva de determinado grupo social (), nesse caso, dos assistentes sociais.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000100031