SóProvas


ID
3193549
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao uso do correio eletrônico (e-mail) em comunicações oficiais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Conforme MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 3ª edição:

    → 6. 4. 4 Anexos, Os arquivos anexados devem estar em formatos usuais e que apresentem poucos riscos de segurança. Quando se tratar de documento ainda em discussão, os arquivos devem, necessariamente, ser enviados, em formato que possa ser editado.

    ♦ Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Tomando como base o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, temos que:

    a) O uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial deve ser evitado no texto, embora sejam aceitáveis algumas abreviações que caracterizam esse tipo de comunicação. INCORRETA, pois os textos das mensagens eletrônicas não podem ser redigidos com abreviações como “vc”, “pq”, usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum”, “eh”, “aki”.

    b) O tipo de fonte recomendado é Arial, tamanho 12, cor preta; deve-se evitar o uso de papéis de parede eletrônicos. INCORRETA, pois a recomendação de tipo de fonte, tamanho e cor é a mesma dos documentos oficiais, ou seja, Calibri ou Carlito, tamanho 12 e cor preta.

    c) CORRETA.

    d) A assinatura do e-mail deve conter, obrigatoriamente, o nome completo, o cargo, a unidade, o órgão, o telefone do remetente e o logotipo do ente público. INCORRETA. Todos os elementos listados, com exceção do último, são obrigatórios na assinatura do e-mail. Isso porque, segundo o Manual, deve-se evitar o uso de imagens no corpo do e-mail, inclusive das Armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público junto ao texto da assinatura.

    e) O campo “Assunto” deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem, além de conter a data e o local. INCORRETA, pois local e data são desnecessários no corpo da mensagem, uma vez que o próprio sistema apresenta essa informação.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso do correio eletrônico (e-mail) em comunicações oficiais.

    a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Dessa forma, a determinação é que os textos das mensagens eletrônicas não podem ser redigidos com abreviações como “vc", “pq", usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum", “eh", “aki". Portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) Dentre as recomendações do MRPR, duas delas são que, apesar da imensa lista de fontes disponíveis nos computadores, mantêm-se a referente ao tipo de fonte, tamanho e cor dos documentos oficiais: Calibri ou Carlito, tamanho 12, cor preta, e que o fundo ou papéis de parede eletrônicos não devem ser utilizados, pois não são apropriados para mensagens profissionais, além de sobrecarregar o tamanho da mensagem eletrônica. Sendo assim, verificamos que é a indicação quanto ao tipo de fonte  que torna este item incorreto. Esta deve ser Calibri ou Carlito, não Arial.
    c) Conforme determina o MRPR, quando se tratar de documento ainda em discussão, os arquivos devem, necessariamente, ser enviados, em formato que possa ser editado. Nesse sentido, podemos verificar que a afirmação presente nesta alternativa está correta.
    d) A determinação do MRPR é que a assinatura do e-mail deve conter o nome completo, o cargo, a unidade, o órgão e o telefone do remetente. Portanto, a informação presente nesta alternativa, que deve conter na assinatura o logotipo do ente público, é o que a torna incorreta.
    e) O assunto, de acordo com o MRPR, "deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem. Assim, quem irá receber a mensagem identificará rapidamente do que se trata; quem a envia poderá, posteriormente, localizar a mensagem na caixa do correio eletrônico". Dessa forma, observamos que a informação que torna esta alternativa incorreta é "conter a data e o local", pois ela não faz parte do assunto.

    Gabarito: Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    Anexos:

    A possibilidade de anexar documentos, planilhas e imagens de diversos formatos é uma das vantagens do e-mail. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre o conteúdo do anexo. Antes de enviar um anexo, é preciso avaliar se ele é realmente indispensável e se seria possível colocá-lo no corpo do correio eletrônico. Deve-se evitar o tamanho excessivo e o reencaminhamento de anexos nas mensagens de resposta.

    Os arquivos anexados devem estar em formatos usuais e que apresentem poucos riscos de segurança. Quando se tratar de documento ainda em discussão, os arquivos devem, necessariamente, ser enviados, em formato que possa ser editado.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Gab C

    Erros grifados em vermelho:

    a)O uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial deve ser evitado no texto, embora sejam aceitáveis algumas abreviações que caracterizam esse tipo de comunicação.

    b)O tipo de fonte recomendado é Arial, tamanho 12, cor preta; deve-se evitar o uso de papéis de parede eletrônicos. Fonte recomendada: Calibri ou Carlito.

    c)Os arquivos anexados, quando se tratar de documento ainda em discussão, devem, necessariamente, ser enviados em formato que possa ser editado.

    d)A assinatura do e-mail deve conter, obrigatoriamente, o nome completo, o cargo, a unidade, o órgão, o telefone do remetente e o logotipo do ente público.

    e)O campo “Assunto” deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem, além de conter a data e o local..

  • Gab C

    Fonte: carlito /calibre