SóProvas


ID
319375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação no contexto dos fundamentos histórico, teórico e metodológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    O movimento de reconceituação provocou alguns equívocos e entre eles a condução da categoria profissional de assistentes sociais ao “ativismo político que obscureceu as fronteiras entre a profissão e o militantismo – de onde, por vezes, a hipostasia das dimensões políticas do exercício profissional, posto então como oficio heróico e/ou messiânico”; a “recusa as teorias importadas”; e o “Confusionismo ideológico” este resultante das leituras das diversas interpretações equivocadas dos escritos de Marx.

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • O movimento de reconceituação provocou alguns equívocos e entre eles a condução da categoria profissional de assistentes sociais à recusa de teorias importadas, derivando assim, na relativização da universalidade teórica.

  • UFMA 2016

    A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, mas também foi responsável por inúmeros equívocos e impasses teóricos, políticos e profissionais.

    COPEVE 2019

    De acordo com Netto (2005), “o movimento de reconceituação tomado, como um movimento ou processo que emergiu em 1965, constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social latino-americano. Foi um movimento que teve início, meio e fim. Segundo o autor, o movimento comportou conquistas, equívocos e descaminhos.

  • Hipostasia vem do verbo hipostasiar. O mesmo que: reifica.

    [Filosofia] Considerar como substância ou coisa real o que é apenas uma ficção ou abstração; reificar: alguns autores tendem a hipostasiar o conceito.

    Tomar como absoluto algo que é relativo.