GABARITO: A
Poema belíssimo! Interpretação completa do poema:
"Ela canta, pobre ceifeira, / Julgando-se feliz talvez; /Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia / De alegre e anônima viuvez,"
→ Desta estrofe nós percebemos que uma mulher canta com alegria, apesar de ser viúva (imagine uma mulher cantando ao limpar a casa ou estender as roupas, facilita a visualização)
.
"Ondula como um canto de ave / No ar limpo como um limiar, / E há curvas no enredo suave / Do som que ela tem a cantar."
→ Aqui o autor descreve como é o canto da mulher. É um canto leve, despreocupado.
.
"Ouvi-la alegra e entristece, /Na sua voz há o campo e a lida, / E canta como se tivesse / Mais razões p’ra cantar que a vida."
→ Novamente, o autor descreve o canto, que é alegre, enérgico. A mulher tem mais razões para cantar do que a vida.
.
"Ah, canta, canta sem razão! / O que em mim sente ’stá pensando. / Derrama no meu coração / A tua incerta voz ondeando!"
→ Nesta estrofe, percebemos um desejo do autor. Ele quer que a mulher continue cantando, que ela derrame no coração dele a magnífica voz, que é calma e despreocupada com o que acontece ao redor.
.
"Ah, poder ser tu, sendo eu! / Ter a tua alegre inconsciência, / E a consciência disso! Ó céu! Ó campo! Ó canção!"
→ Novamente, percebemos um desejo do autor. Ele diz: Imagine se eu tivesse sua inconsciência e tivesse a consciência disso (consciência da minha insconsciência). Quão feliz eu seria!
.
"A ciência / Pesa tanto e a vida é tão breve!"
→ Aqui achamos o gabarito. A ciência é um fardo, é um peso, um incômodo à vida breve e despreocupada como a da mulher que canta. Ela não se preocupa com inúmeras questões incompreendidas pela ciência. Apenas canta e aproveita a vida enquanto lava suas roupas (no exemplo que você pode pensar).
.
"Entrai por mim dentro! Tornai / Minha alma a vossa sombra leve! / Depois, levando-me, passai!"
→ Um claro desejo do autor. Ele quer que a mulher dê a ele esta leveza de viver. Ele até pede para que ela pegue a sombra leve dela e torne a alma dele, deixando-o depois.
Espero ter ajudado com a interpretação.
Bons estudos! :)