SóProvas


ID
3194128
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Na história da humanidade, jamais se viveu um período de tão radical metamorfose, especialmente no campo das concretudes, materializadas sobretudo no cenário das máquinas. Em velocidade vertiginosa, o mundo se reorganiza a partir da revolução científica e tecnológica permanente, cuja influência se estende da biologia à engenharia da comunicação. Criam-se, assim, diariamente, novas categorias para as coisas e para os fabulosos eventos a elas relacionados. Trata-se de um momento de deslumbramento, mas também de dura incerteza.

      Se resiste ..I.. ilusão de que ..II.. felicidade vem ..III.. reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

(Adaptado de: MIRANDA, Danilo Santos de. “Mutações: caminhos sinuosos e inquietações na busca do futuro”. In: Adauto Novaes (org.). Mutações. São Paulo: Edições SESC SP, 2008) 

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I, II e III do segundo parágrafo devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Errei, fui de "b", na minha opinião, incontestavelmente, deveria ter crase na primeira lacuna.

    ?  Se resiste ..I.. ilusão de que ..II.. felicidade vem ..III.. reboque dessas transformações

    ? Resiste a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "ilusão" (=crase ? à ilusão, na minha opinião).

    ? a felicidade vem (sujeito, logo, somente o artigo definido "a").

    ? vem a reboque (locução adverbial com base masculina, somente preposição "a" presente).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: C

    Se resiste A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Isso não ocorreu nos casos apresentados.

    _________________

    I - Artigo definido. Não é preposição exigida pelo verbo, pois faz parte do sujeito. Ele inicia a oração com valor de sujeito.(O verbo resistir, no caso, é intransitivo, não necessita de complemento.)

    Pergunte ao verbo: o que é que resiste? Resposta: a ilusão (sujeito). Se passarmos a frase para a ordem direta, perceberemos.

    Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    II - Artigo definido antes do substantivo "felicidade".

    III - Somente preposição A, visto que está antes de um substantivo masculino (reboque).

  • Gabarito C

    Apenas colocando na ordem direta, já vemos a assertiva letra C. A presença do "SE" na frase indica uma conjunção causal.

    Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções

    I _ Não temos preposição, portando não há crase.

    II _ o substantivo "felicidade vem". Sujeito não pode ser preposicionado. 

    III _ "reboque" é uma palavra masculina. Não há crase.

    O vero "resistir" é intransitivo.

  • Hestevão Sousa, ótima análise.

    Complementando seu comentário, seria impossível o emprego de crase antes de "ilusão", pois a partícula "SE", que inicia a frase, obrigatoriamente passaria a ser índice de indeterminação do sujeito e ainda estaria fora do lugar, pois não se começa uma frase com próclise; o correto seria: Resiste-se à ilusão de que... No entanto, ocorre que, na frase em questão, "ilusão" é sujeito do verbo "resistir".

    Corrijam-me se falhei em algo.

    Aos demais colegas, peço que corrijam seus comentários para não prejudicar os demais candidatos.

  • Um professor pode explicar essa questão, por favor. Parece que o autor do texto não usou o verbo resistir no seu sentido pleno. Gostaria de confirmar isso.

  • Ainda não entendi essa l ...

  • Acredito que o fragmento "se resiste a ilusão.." esteja empregado com o sentido de "se persiste a ilusão..", ou seja, a ilusão resiste (ou persiste), não é resistida. Errei a questão por não me familiarizar com o contexto, mas, analisando com calma, faz sentido.

  • Concordo com você Arthur Carvalho também fui no mesmo raciocínio que o seu.

  • Segundo o dicionário Aulete, o verbo resistir pode ser VTD , VTI + ''a'' ou VI com o sentido de '' opor resistência; não se submeter; não se dobrar.''

     

    Então ...... =/

  • O que é isso o assunto em questão é crase e não colocação pronominal, quem resiste resista a alguma coisa logo deveria ter crase antes de ilusão. E se formos usar o macete A ---------------- Estava bonita. se colocarmos a palavra ilusão no espaço que está faltando não vai perder o sentido, portanto tem Crase ai sim He He He..... Ou alguém tem uma explicação realmente convincente sobre o porquê de não ter essa crase antes da palavra ilusão.

  • quando for possível colocar a frase na forma passiva, não haverá crase: se resiste a ilusão e a ilusão é resistida.

  • Questão do mal! ((:

  • SE RESISTE AO PENSAMENTO DE QUE O ÓDIO VEM (À MODA DE) REBOQUE DESSAS TRANSFORMAÇÕES... AI JOGUEI NA RESPOSTA E. (TROQUEI A PALAVRA ILUSÃO> FEMININA PELA MASCULINA> PENSAMENTO> A POR AO! DEU ESSA TROCA AI VAI CRASE. A DO MEIO N VAI CRASE MAS A ULTIMA NÃO É (À MODA DE)? AI TERIA CRASE! MAS SEI LÁKKKK

  • 80% de erro na questão, maioria na B =(

  • Essa vai para meu caderno de pegadinhas 

  • FUI SECA NA LETRA B.

  • Se até o mestre Arthur Carvalho errou, não devo ficar triste! Kkkk

  • Fui de B TAMBÉM :(

  • Fui seco na B, deu ruim. rs

    GAB- C

  • Relaxem, até o Arthur Carvalho errou, então quem somos nós na fila do pão kkkkkkkkkkkkk

  • Fui pesquisar e resistir está como VTI ou VI ...

  • Ordem direta: Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste.

  • "Se resiste ___ ilusão de que ___ felicidade vem ___ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    É fato que a segunda e terceira lacunas são preenchidas com A – sem crase. Na segunda lacuna, tem-se apenas a presença do artigo definido A determinando o substantivo “felicidade”. Já na terceira lacuna, tem-se a locução de base masculina “a reboque”, também empregada sem crase.

    Na primeira lacuna, é possível a inserção de À – com crase. Isso se deve à contração da preposição A – requerida pela regência da forma verbal “se resiste” (se resiste A ALGO) – com o artigo definido feminino A – solicitado por “ilusão”.

    Reforçando ainda mais a necessidade de crase na primeira lacuna, podemos proceder à substituição de “ilusão” por “pensamento”, resultando na construção “Se resiste AO pensamento de que a felicidade…”.

    Ora, se antes do masculino temos AO – preposição A e artigo O -, antes do feminino teremos À – preposição A e artigo A."

    Fonte: Direção Concursos

  • típica fcc

  • A gente vai tão no automático que, de primeiro momento, não percebe a sutileza

     Se resiste ..I.. ilusão de que ..II.felicidade vem ..III.. reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    Se colocar o verbo no infinitivo percebe-se melhor: Se resistir a ilusão de que...

  • Gab C

    quem resiste é a ilusão e não alguém que resiste a ela

    tem que ler 500 vezes a frase inteira. Mas fazer esse tipo de questão e mais 39 desse nível em 4 horas é punk. Isso que é nível médio

  • 3 explicações diferentes e eu não entendi N A D A!

    Marquei letra B, pois, pra mim quem resiste, resiste a alguma coisa:

    resistir à tempestade, resistir aos problemas, resistir às intempéries da vida, resistir às atitudes ruins das pessoas.

    Porque não: RESISTIR À ILUSÃO..?

    Alguém me ajuda! Obrigada.

  • A ilusão é o sujeito. Ela é quem está resistindo

  • Jogo é jogo e treino é treino. No treino + de 80% errou, imagine na prova???? Humildade sempre....

  • troque "se" por "caso" e fica mais fácil de compreender aquele trecho

      CASO resistA a ilusão de que a felicidade vem a reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    Caso a ilusão resista - se resiste a ilusão: Intransitivo. Se é intransitivo, então não pede preposição, logo, não tem crase.

    de que a felicidade: não tem crase, pois nada pede a preposição. O "a" que tem ali é um artigo

    a reboque: até poderia ter crase caso a palavra "reboque" fosse feminina, mas como é masculina "o reboque" então não tem crase.

  • Divergência quando a resposta:

    Observemos o seguinte trecho:

    Se resiste ___ ilusão de que ___ felicidade vem ___ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    É fato que a segunda e terceira lacunas são preenchidas com A – sem crase. Na segunda lacuna, tem-se apenas a presença do artigo definido A determinando o substantivo “felicidade”. Já na terceira lacuna, tem-se a locução de base masculina “a reboque”, também empregada sem crase.

    Na primeira lacuna, é possível a inserção de À – com crase. Isso se deve à contração da preposição A – requerida pela regência da forma verbal “se resiste” (se resiste A ALGO) – com o artigo definido feminino A – solicitado por “ilusão”.

    Reforçando ainda mais a necessidade de crase na primeira lacuna, podemos proceder à substituição de “ilusão” por “pensamento”, resultando na construção “Se resiste AO pensamento de que a felicidade…”.

    Ora, se antes do masculino temos AO – preposição A e artigo O -, antes do feminino teremos À – preposição A e artigo A.

    Isso posto, entendo que o gabarito deveria ser a letra B.

    Se resiste _À__ ilusão de que _A__ felicidade vem _A__ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.

    Fonte: Direção concursos

  • ARTHUR EXPLICOU TUDO, FUI DE LETRA B

  • Arthur errou.. o mundo anda estranho

  • Concordo com o Francisco Silva. Também errei a questão, mas depois percebi o porquê.

    Na verdade, o verbo "resistir" está no sentido de permanecer, continuar, persistir. Ao olharmos para a regência do verbo, alguma coisa permanece, continua ou persiste (verbo transitivo direto), portanto não se exige a presença de objeto indireto e, consequentemente, não se utiliza a crase.

  • 80% de erro nessa questão e o QC não disponibilizou o gabarito comentado.

  • Se até o Arthur Carvalho errou, quem dirá de nós meros mortais.

  • Linda essa questão! Para resolvê-la, necessita-se reconhecer que o SUJEITO NUNCA virá PREPOSICIONADO!

    PORTANTO:

    "Se resiste A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações"

    A ilusão - É sujeito de "resistir" que está na voz passiva ["Se" é P.A.]

    A felicidade - É sujeito do verbo "vir";

    A reboque não há crase frente a palavra masculina!

  • Lendo o texto completo entendi a questão! "Se resiste a ilusão", não é no sentido de resistir a algo, mas de perdurar... Exemplo: se perdura a ilusão, ou, se perdura o pensamento, de que a felicidade isso, também [...]