-
GABARITO: LETRA C
? Errei, fui de "b", na minha opinião, incontestavelmente, deveria ter crase na primeira lacuna.
? Se resiste ..I.. ilusão de que ..II.. felicidade vem ..III.. reboque dessas transformações
? Resiste a alguma coisa (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "ilusão" (=crase ? à ilusão, na minha opinião).
? a felicidade vem (sujeito, logo, somente o artigo definido "a").
? vem a reboque (locução adverbial com base masculina, somente preposição "a" presente).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO: C
Se resiste A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Isso não ocorreu nos casos apresentados.
_________________
I - Artigo definido. Não é preposição exigida pelo verbo, pois faz parte do sujeito. Ele inicia a oração com valor de sujeito.(O verbo resistir, no caso, é intransitivo, não necessita de complemento.)
Pergunte ao verbo: o que é que resiste? Resposta: a ilusão (sujeito). Se passarmos a frase para a ordem direta, perceberemos.
Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
II - Artigo definido antes do substantivo "felicidade".
III - Somente preposição A, visto que está antes de um substantivo masculino (reboque).
-
Gabarito C
Apenas colocando na ordem direta, já vemos a assertiva letra C. A presença do "SE" na frase indica uma conjunção causal.
Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções
I _ Não temos preposição, portando não há crase.
II _ o substantivo "felicidade vem". Sujeito não pode ser preposicionado.
III _ "reboque" é uma palavra masculina. Não há crase.
O vero "resistir" é intransitivo.
-
Hestevão Sousa, ótima análise.
Complementando seu comentário, seria impossível o emprego de crase antes de "ilusão", pois a partícula "SE", que inicia a frase, obrigatoriamente passaria a ser índice de indeterminação do sujeito e ainda estaria fora do lugar, pois não se começa uma frase com próclise; o correto seria: Resiste-se à ilusão de que... No entanto, ocorre que, na frase em questão, "ilusão" é sujeito do verbo "resistir".
Corrijam-me se falhei em algo.
Aos demais colegas, peço que corrijam seus comentários para não prejudicar os demais candidatos.
-
Um professor pode explicar essa questão, por favor. Parece que o autor do texto não usou o verbo resistir no seu sentido pleno. Gostaria de confirmar isso.
-
Ainda não entendi essa l ...
-
Acredito que o fragmento "se resiste a ilusão.." esteja empregado com o sentido de "se persiste a ilusão..", ou seja, a ilusão resiste (ou persiste), não é resistida. Errei a questão por não me familiarizar com o contexto, mas, analisando com calma, faz sentido.
-
Concordo com você Arthur Carvalho também fui no mesmo raciocínio que o seu.
-
Segundo o dicionário Aulete, o verbo resistir pode ser VTD , VTI + ''a'' ou VI com o sentido de '' opor resistência; não se submeter; não se dobrar.''
Então ...... =/
-
O que é isso o assunto em questão é crase e não colocação pronominal, quem resiste resista a alguma coisa logo deveria ter crase antes de ilusão. E se formos usar o macete A ---------------- Estava bonita. se colocarmos a palavra ilusão no espaço que está faltando não vai perder o sentido, portanto tem Crase ai sim He He He..... Ou alguém tem uma explicação realmente convincente sobre o porquê de não ter essa crase antes da palavra ilusão.
-
quando for possível colocar a frase na forma passiva, não haverá crase: se resiste a ilusão e a ilusão é resistida.
-
Questão do mal! ((:
-
SE RESISTE AO PENSAMENTO DE QUE O ÓDIO VEM (À MODA DE) REBOQUE DESSAS TRANSFORMAÇÕES... AI JOGUEI NA RESPOSTA E. (TROQUEI A PALAVRA ILUSÃO> FEMININA PELA MASCULINA> PENSAMENTO> A POR AO! DEU ESSA TROCA AI VAI CRASE. A DO MEIO N VAI CRASE MAS A ULTIMA NÃO É (À MODA DE)? AI TERIA CRASE! MAS SEI LÁKKKK
-
80% de erro na questão, maioria na B =(
-
Essa vai para meu caderno de pegadinhas
-
FUI SECA NA LETRA B.
-
Se até o mestre Arthur Carvalho errou, não devo ficar triste! Kkkk
-
Fui de B TAMBÉM :(
-
Fui seco na B, deu ruim. rs
GAB- C
-
Relaxem, até o Arthur Carvalho errou, então quem somos nós na fila do pão kkkkkkkkkkkkk
-
Fui pesquisar e resistir está como VTI ou VI ...
-
Ordem direta: Se A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações resiste.
-
"Se resiste ___ ilusão de que ___ felicidade vem ___ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
É fato que a segunda e terceira lacunas são preenchidas com A – sem crase. Na segunda lacuna, tem-se apenas a presença do artigo definido A determinando o substantivo “felicidade”. Já na terceira lacuna, tem-se a locução de base masculina “a reboque”, também empregada sem crase.
Na primeira lacuna, é possível a inserção de À – com crase. Isso se deve à contração da preposição A – requerida pela regência da forma verbal “se resiste” (se resiste A ALGO) – com o artigo definido feminino A – solicitado por “ilusão”.
Reforçando ainda mais a necessidade de crase na primeira lacuna, podemos proceder à substituição de “ilusão” por “pensamento”, resultando na construção “Se resiste AO pensamento de que a felicidade…”.
Ora, se antes do masculino temos AO – preposição A e artigo O -, antes do feminino teremos À – preposição A e artigo A."
Fonte: Direção Concursos
-
típica fcc
-
-
A gente vai tão no automático que, de primeiro momento, não percebe a sutileza
Se resiste ..I.. ilusão de que ..II.. felicidade vem ..III.. reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
Se colocar o verbo no infinitivo percebe-se melhor: Se resistir a ilusão de que...
-
Gab C
quem resiste é a ilusão e não alguém que resiste a ela
tem que ler 500 vezes a frase inteira. Mas fazer esse tipo de questão e mais 39 desse nível em 4 horas é punk. Isso que é nível médio
-
3 explicações diferentes e eu não entendi N A D A!
Marquei letra B, pois, pra mim quem resiste, resiste a alguma coisa:
resistir à tempestade, resistir aos problemas, resistir às intempéries da vida, resistir às atitudes ruins das pessoas.
Porque não: RESISTIR À ILUSÃO..?
Alguém me ajuda! Obrigada.
-
A ilusão é o sujeito. Ela é quem está resistindo
-
Jogo é jogo e treino é treino. No treino + de 80% errou, imagine na prova???? Humildade sempre....
-
troque "se" por "caso" e fica mais fácil de compreender aquele trecho
CASO resistA a ilusão de que a felicidade vem a reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
Caso a ilusão resista - se resiste a ilusão: Intransitivo. Se é intransitivo, então não pede preposição, logo, não tem crase.
de que a felicidade: não tem crase, pois nada pede a preposição. O "a" que tem ali é um artigo
a reboque: até poderia ter crase caso a palavra "reboque" fosse feminina, mas como é masculina "o reboque" então não tem crase.
-
Divergência quando a resposta:
Observemos o seguinte trecho:
Se resiste ___ ilusão de que ___ felicidade vem ___ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
É fato que a segunda e terceira lacunas são preenchidas com A – sem crase. Na segunda lacuna, tem-se apenas a presença do artigo definido A determinando o substantivo “felicidade”. Já na terceira lacuna, tem-se a locução de base masculina “a reboque”, também empregada sem crase.
Na primeira lacuna, é possível a inserção de À – com crase. Isso se deve à contração da preposição A – requerida pela regência da forma verbal “se resiste” (se resiste A ALGO) – com o artigo definido feminino A – solicitado por “ilusão”.
Reforçando ainda mais a necessidade de crase na primeira lacuna, podemos proceder à substituição de “ilusão” por “pensamento”, resultando na construção “Se resiste AO pensamento de que a felicidade…”.
Ora, se antes do masculino temos AO – preposição A e artigo O -, antes do feminino teremos À – preposição A e artigo A.
Isso posto, entendo que o gabarito deveria ser a letra B.
Se resiste _À__ ilusão de que _A__ felicidade vem _A__ reboque dessas transformações, também é fato que os homens frequentemente se desanimam com as próprias invenções.
Fonte: Direção concursos
-
ARTHUR EXPLICOU TUDO, FUI DE LETRA B
-
Arthur errou.. o mundo anda estranho
-
Concordo com o Francisco Silva. Também errei a questão, mas depois percebi o porquê.
Na verdade, o verbo "resistir" está no sentido de permanecer, continuar, persistir. Ao olharmos para a regência do verbo, alguma coisa permanece, continua ou persiste (verbo transitivo direto), portanto não se exige a presença de objeto indireto e, consequentemente, não se utiliza a crase.
-
80% de erro nessa questão e o QC não disponibilizou o gabarito comentado.
-
Se até o Arthur Carvalho errou, quem dirá de nós meros mortais.
-
Linda essa questão! Para resolvê-la, necessita-se reconhecer que o SUJEITO NUNCA virá PREPOSICIONADO!
PORTANTO:
"Se resiste A ilusão de que A felicidade vem A reboque dessas transformações"
A ilusão - É sujeito de "resistir" que está na voz passiva ["Se" é P.A.]
A felicidade - É sujeito do verbo "vir";
A reboque não há crase frente a palavra masculina!
-
Lendo o texto completo entendi a questão! "Se resiste a ilusão", não é no sentido de resistir a algo, mas de perdurar... Exemplo: se perdura a ilusão, ou, se perdura o pensamento, de que a felicidade isso, também [...]