SóProvas


ID
3194398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas vigentes de contabilidade pública, julgue o item a seguir, a respeito do alcance, do campo de aplicação e das características da informação.


A identificação de registro significativamente errado do valor de 1% dos estoques de um ente público da administração direta constitui informação contábil a ser considerada útil, desde que completa, neutra e livre de erro material.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. [...]

    3.16 Estar livre de erro material não significa exatidão completa em todos os aspectos. Estar livre de erro material significa que não há erros ou omissões que sejam individualmente ou coletivamente relevantes na descrição do fenômeno, e que o processo utilizado para produzir a informação relatada foi aplicado conforme descrito. 

    "A identificação de registro significativamente errado do valor de 1% dos estoques de um ente público da administração direta constitui informação contábil a ser considerada útil, desde que completa, neutra e livre de erro material"

    ERRADO. É Fidedigna!!!

  • Meio confuso, mas como a própria questão diz que o registro foi significativamente errado, parece ter sido um erro material relevante. Logo, como a informação útil requer a representação fidedigna, ela não poderia ser considerada útil nesse caso.

  • Entendi nada do comentário desse Alan brito.

  • o erro de 1% poderia ser 1.000.000.00 faria diferença com certeza tornaria inutul

  • Não é relevante!

  • Alan Brito tem os piores comentários sempre. Vamos parar de dar inoperante galera.

  • A própria questão simplifica a análise.

    Se o é registro é significantemente errado, não pode ser considerado livre de erro material.

  • Estrutura conceitual (CPC-00 na Contab.Privada) possui informações QUALITATIVAS:

    1) Fundamentais --> Relevância e Representação Fidedigna (completa, livre de erro material, neutra de viés)

    2) de Melhoria ("CO-CO-TE-VE") = (CO)mparabilidade, (CO)mpreensibilidade, (TE)mpestividade, (VE)rificabilidade ou Suportabilidade (no Setor Público).

    No Setor público, tudo se repete, a "pequena diferença" é que NÃO HÁ esta divisão (acima) entre Fundamentais e de Melhoria.

    Bons estudos.

  • na minha opinião, essa questão está certa. Para ser útil a informação tem q ser relevante e ter representação fidedigna.

    qdo o enunciado informa que o registro estava “significativamente errado” entende-se que é relevante

    Em seguida, a questão informa que ela seria completa, neutra e livre de erro, definição de rep fidedigna.

    assim, ambos os pressupostos são atendidos.

  • Errei e erraria de novo porque interpretei errado.Entendi que a identificação de registro errado é informação contábil a ser considerada útil. Aff

  • Simplesmente trocou os conceitos de informação relevante por informação fidedigna.
  • Na minha opinião esta questão está errada pq a descrição representa um fenômeno irrelevante (1% dos estoques), portanto não seria uma informação útil.

  • Os Conselhos Profissionais e as demais entidades não compreendidas no conceito de entidades do setor público, incluídas as empresas estatais independentes, poderão aplicar as normas estabelecidas no MCASP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres.

    PS: De acordo com o Acordão TCU n. 991/2019 (30/04/2019) é obrigatório ao Sistema S a aplicação da CASP.

  • A informação não poderá ser considerada útil, haja vista a questão informar que a identificação de registro significativamente errado de 1% dos estoques, ou seja, a informação não está livre de erro, pois o evento encontrado é significativo.

    Vejamos o que diz a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL sobre o assunto:

    3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material

    Fonte: SQ Estratégia

  • Seguinte: o item está perguntando sobre a representação fidedigna de uma informação contábil.

    Qual informação? A identificação de registro significativamente errado do valor de 1% dos estoques.

    Então, a informação é fidedigna ou não? Não.

    Pq? Pq para ser fidedigna, a representação do fenômeno contábil deve ser completa, neutra e livre de erro material. A questão diz claramente que há um registro significativamente errado. Logo, a informação não é fidedigna e por consequência, não é útil. Item errado.

    A questão não é tão trivial e simples porque há uma porcentagem e isso pode confundir o candidato. Nessa matéria, faz-se necessário estudar com o MCASP atualizadíssimo do lado.

  • GABARITO: ERRADO

    Minha contribuição: Para um informação ser fidedigna ela tem que ser COMPLETA, NEURA E LIVRE DE ERROS.

    Completa: Deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo tratado.

    Neutra: Não se deve dar maior enfase ou menor, ou qualquer tipo de manipulação da informação ser recebida de forma favorável ou desfavorável ao usuário.

    Livre de Erros Materiais: Não pode haver erros ou omissões RELEVANTES no fenômeno retratado, não significa exatidão em todos os processos.

    OBS: Para uma informação ser útil ela tem que concomitantemente ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada.

    Então se houve a identificação de registro significativamente errado do valor de 1%, significante = relevante, sendo assim não é útil.

  • Pra mim que a questão estava perguntando se a informação que diz que há erro é útil, mas pelo que parece ela quis saber se uma informação que continha um erro é útil. Ou talvez ela quer saber se o fato do erro ser apenas 1% torna a informação relevante... éé vou estudar mais.

  • A questão está Errada PORQUE a Estrutura Conceitual não especifica um percentual para considerar a informação material ou não, pelo contrário, ela afirma que:

    "3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade.

    Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material."

  • Essa questão versa sobre a NBC TSP - Estrutura Conceitual.

    Diferentemente do que a questão afirma, a NBC TSP - Estrutura Conceitual dispõe que:

    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

    Ou seja, a questão erra ao tentar estabelecer limite quantitativo de 1% dos estoques como significativo, sendo que, segundo a norma, não é possível estabelecer limite quantitativo uniforme no qual a informação se torna material.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • NBC TSP - Estrutura Conceitual dispõe que:

    3.32 A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

    Ou seja, a questão erra ao tentar estabelecer limite quantitativo de 1% dos estoques como significativo, sendo que, segundo a norma, não é possível estabelecer limite quantitativo uniforme no qual a informação se torna material.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • A identificação de registro significativamente errado ... ≠  representação fidedigna...

    Portanto, questão ERRADA!!

  • A identificação de registro significativamente errado do valor de 1% dos estoques de um ente público da administração direta NÃO constitui informação contábil a ser considerada útil, POIS NÃO É completa, neutra e livre de erro material.

    1º O que é significativamente errado do valor de 1%? R.: um registro

    2º Na frase, o que está sendo dito? R.: que esse registro errado deve ser considerado informação contábil a ser considerada útil!

    Conclusão: como um registro que contém erro pode ser considerado útil? é por essa razão que o item está errado! (ele contraria a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL no item 3.10, já citada pelos colegas)

    (De todos os registros da entidade pública um REGISTRO que é errado não pode ser considerado informção útil)

  • Conclusão: como um registro que contém erro pode ser considerado útil? é por essa razão que o item está errado! (ele contraria a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL no item 3.10, já citada pelos colegas)

    De todos os registros da entidade pública um REGISTRO que CONTÉM erro não pode ser considerado informção útil.

  • INFORMACAO UTIL

    • Para ser útil como informação contábil: a informação deve corresponder à representação FIDEDIGNA dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar;
    • A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é COMPLETA, NEUTRA e LIVRE DE ERRO MATERIAL;
    • No caso em tela: por haver 1% dos estoques com registro equivocado: não está livre do erro material!
    • Isso denota falta de exatidão nos registros devido a erros individualmente descritos; assim, a informação não deve ser considerada útil, pois um dos requisitos básicos não encontra-se presente;

    NBC TSP - ESTRUTURA CONCEITUAL

    • Estar livre de erro material não significa exatidão completa em todos os aspectos;
    • Estar livre de erro material significa que NÃO HÁ ERROS que sejam individualmente ou coletivamente relevantes na descrição do fenômeno, e que o processo utilizado para produção da informação relatada foi aplicado conforme descrito;