SóProvas


ID
3195061
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto sobre a gentileza

Por Martina Sarzi Neubüser Gentileza.


      Gentileza. Palavrinha leve, soa fresca como brisa de verão. Alimenta a boca de quem fala e aquece os ouvidos de quem escuta. Quatro sílabas de humanidade genuína, na sua mais pura forma. Gentileza, ao contrário do que pode nos parecer hoje em dia, não é ato de outro mundo: é aquilo que nos faz mais irmãos, mais iguais, mais humanos. Gentileza não é puxar o saco. Não é dar mais importância ao outro do que a si mesmo. Não confunda. Gentileza é se doar para se sentir completo. É amar para se sentir, simplesmente, capaz de doar seu amor sem esperar coisa em troca. É estender a mão e, quando nos for estendida, é não pedir o braço. É olhar o mundo com bons olhos e incentivar que outros também façam isso.

      É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado. Gentileza de verdade não é obrigação, é virtude, é colher de chá. Na gentileza não pode haver cobrança, isso desvirtua seu sentido. Gentileza é dar e não esperar o troco, muito menos devolução. Vai além de ajudar; gentileza é cativar. Faz válida a nossa existência ao produzir frutos que não apodrecem, mas se multiplicam. É falar, mas é também calar.  E, muitas vezes, o silêncio é mais gentil que qualquer palavra amiga. Quem é gentil cultiva um jardim dentro de si, não edifica castelos. Castelos são feitos de tijolos, tijolos trazem peso. Flores purificam, embelezam, trazem felicidade. E o jardim permanece ali: gentil. Com uma nova muda a cada gentileza. Depois de um tempo, ele cresce sem que percebamos. Os atos gentis tornam-se involuntários e, nesse momento, estamos floridos da cabeça aos pés.

      Seja gentil, o mundo precisa da sua gentileza. Doe-se e verá que, mesmo parecendo contraditório, se sentirá mais completo.

Disponível em: <https://www.contioutra.com/um-texto-sobre-a-gentileza/>. Acesso em: 12 set. 2018.

Em relação ao número de letras e de fonemas dos vocábulos seguintes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Em ?gentileza?, há 9 letras e 10 fonemas ? dígrafo nasal (en ? ~e); 9 letras e 8 fonemas.

    B) Em ?companhia?, há 9 letras e 9 fonemas ? dígrafo nasal "om" (õ) e dígrafo consonantal "nh"; 9 letras e 7 fonemas.

    C) Em ?momento?, há 7 letras e 5 fonemas ? dígrafo nasal (en ? ~e); 7 letras e 6 fonemas.

    D) Em ?flores?, há 6 letras e 5 fonemas ? encontro consonantal perfeito "fl", continua tendo um som cada consoante, 6 letras e 6 fonemas.

    E) Em ?purificam?, há 9 letras e 9 fonemas ? temos um ditongo nasal "am" continua sendo dois sons, 9 letras e 9 fonemas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Resposta: alternativa e

     

    A letra M representa uma semivogal, pois tem som de U e esetá apoada em uma vogal, na mesma sílaba (= purificãu).

  • Gabarito letra E.

    Obs: Estou passada com a astúcia do INSTITUTO AOCP. Na hora da prova marcaria a alternativa (E) por eliminação, não sabia dessa regra.

    A) Em “gen-ti-le-za”, há 9 letras e 8 fonemas.

    B) Em “com-pa-nhi-a”, há 9 letras e 7 fonemas.

    C) Em “mo-men-to”, há 7 letras e 6 fonemas.

    D) Em “flo-res”, há 6 letras e 6 fonemas. Obs: fl é um encontro cosonantal perfeito (inseparáveis, pois ficam na mesma sílaba). Não é dígrafo.

    Gabarito. E) Em “pu-ri-fi-cam”, há 9 letras e 9 fonemas. Se as palavras terminarem em -AM-EM-EN(S), tais terminações NÃO são dígrafos vocálicos, mas sim ditongos decrescentes nasais. Fernando Pestana.

  • purificam: esse "am" é um ditongo fonético ou nasal. Nunca esqueçam que para ser um dígrafo vocálico ou nasal deve está posicionada na primeira sílaba ou na central, mas no final da sílaba não forma dígrafo vocálico.

  • purificam: ao analisar a palavra identificamos am: não é um dígrafo e sim um ditongo pois m ao ser proferido tem som de U,logo é uma semivogal. M = ditongo fonético,

  • Letra E. Purificam - "am" nessa caso = ditongo nasal por te som de ãu - 2 fonemas

  • Até hoje não entendi essa poh.a kkkkkkkkkk

  • Caso do ditongo por exceção:

    Os ditongos representados por uma vogal e a consoante m são dois: am e em. ... Exceções: - Am empregado em flexões verbais: amam, deviam, escreveram, puseram.

    Palavras que terminam em am, em têm fonemes e letras na mesma quantidade, já que o "m" tem som de "o" que forma o ditongo.