SóProvas


ID
3196030
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo é uma barreira para os ventos e massas de ar, quando se deparam com serras, escarpas, chapadas ou planaltos, esta massa de ar é obrigada a se elevar para atravessa-los. Com efeito, a temperatura atmosférica diminui com a altitude, condensando a umidade e causando chuvas, que recebem o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    As chuvas orográficas ou chuvas de relevo são chuvas que ocorrem quando uma massa de ar úmida é impedida de passar por alguma barreira topográfica (relevo). Sendo forçada a subir, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação das nuvens carregadas.

    --> Barlavento (Corrente Úmida/Precipitação) --> Relevo --> Sotavento (Corrente Quente/Seco) -->

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • Complementando...

    Chuvas de Convecção ou ( de verão)

     São muito comuns no verão em várias regiões do Brasil, ocorrendo principalmente no final da tarde. Ocorrem quando há intensa evaporação da água, provocada pelas altas temperaturas. Esta evaporação forma nuvens carregadas de umidade. Estas nuvens ganham altitude elevada, impulsionadas pelo movimento vertical do ar, onde ocorrem as precipitações (chuvas). As chuvas de convecção, também conhecidas como convectivas, geralmente são rápidas (de meia a duas horas), porém intensas, ou seja, na forma de temporais. É muito comum na região Sudeste do Brasil, principalmente na estação do verão. Acontecem também, com frequência, na Zona Equatorial do planeta.

     Chuvas Frontais

    Ocorrem quando há o encontro entre uma massa de ar quente com uma fria. Neste choque, a massa de ar fria e seca, que é mais densa, impulsiona para cima a massa de ar quente e úmida. Ao ganhar altitude, a umidade da massa de ar quente se condensa, formando assim a chuva. São, geralmente, de intensidade média e de duração superior as chuvas de convecção. São comuns no inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ocorrem também nas áreas de latitudes médias do planeta.

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/tipos_chuva.htm

  • Gabarito (D)

    Chuvas orográficas: são formadas em planaltos que não permitem a passagem da umidade oceânica, se acumulando ao redor do planalto, condensando e precipitando.

    Chuvas frontais: são o resultado do choque de uma massa de ar quente e uma massa de ar fria, sendo pelo menos uma úmida. 

    Chuvas de convenção: são originadas em regiões de altas temperaturas, onde o calor provoca evaporação dos corpos d’água e evapotranspiração da vegetação e demais seres vivos, lançando uma alta concentração de umidade para a atmosfera que, devido à baixa pressão (ar aquecido se eleva), sobe rapidamente e se resfria condensando-se em forma de nuvens carregadas o que causa pancadas de chuvas locais.

    Bons estudos!

  • Chuvas orograficas: presença de barreira fisica