-
Gabarito: C
Radical - Corresponde ao elemento portador de significado de uma palavra. É o elemento irredutível e comum às palavras de mesma família.
Afixos - Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA.
PREFIXO: quando o afixo é adicionado no início da palavra. Chamamos este processo de derivação prefixal.
SUFIXO: Quando o afixo é adicionado no final da palavra. Este processo, por sua vez, é chamado de derivação sufixal.
INFIXO: quando o afixo é adicionado do meio da palavra, dividindo-a em duas partes. Pode ser uma consoante ou vogal de ligação entre duas raízes ou entre uma raiz e um outro afixo.
-
Radical: É a Estrutura de uma palavra que não modifica em suas variações/derivações das palavras.
Ex: Casa, casinha, casarão.
Afixos: São os não fixos, são acrescentados no início ( Prefixo) ou no final (Sufixo) do radical.
Ex: Enraizar.
GABARITO "c"
-
Radical: É a Estrutura de uma palavra que não modifica em suas variações/derivações das palavras.
Ex: Casa, casinha, casarão.
Afixos: São os não fixos, são acrescentados no início ( Prefixo) ou no final (Sufixo) do radical.
Ex: Enraizar.
GABARITO "c"
-
desculpa minha ignorância, mas Morfema Lexical não é também chamado de radical?
-
I. O Morfema Lexical é tradicionalmente chamado de radical; CERTO. Temos dois tipos de Morfemas: Morfema Lexical que é o mesmo que o Radical e os Morfemas Gramaticais: Afixos, Desinências (nominais e verbais) e vogais temáticas
II. Os Afixos são elementos que modificam geralmente de maneira precisa o sentido do radical a que eles se agregam; CERTO. Afixos são elementos de significação secundária que aparecem agregados ao radical. Podem ser: Prefixo (morfemas que se antepõem ao radical) ou Sufixo (morfemas que se pospõem ao radical) modificando de maneira precisa o sentido do radical que eles se agregam
III. Os Sufixos, como as desinências, unem-se à parte inicial do radical. ERRADO. Sufixos, como as desinências, unem-se à parte final do radical.
Gab: C
-
-
Gabarito: C
Sufixal: acréscimo no fina do radical.
-
Radical = morfema lexical
afixo = morfema derivacional
desinência = morfema flexional
-
II. Os Afixos são elementos que modificam geralmente de maneira precisa o sentido do radical a que eles se agregam;
Eu respondi A sabendo que ia errar simplesmente por discordar dessa assertiva de inciante, falou-se em AFIXOS, portanto incluiu-se os SUFIXOS na conjunto, e estes NÃO modificam o sentido o sentido do radical "de maneira precisa", pensemos em RAPAZ e RAPAZIADA, houve alteração se sentido motivada pelo sufixo em RAPAZIADA, claro que não. Se tivesse se referido apenas aos prefixos, poder-se-ia considerar a assertiva verdadeira, mas não da forma que está.
Questão anulável feita por um i-di-o-ta.
___________
Além disso, é errado dizer que o sentido DO RADICAL é alterado, o sentido DO RADICAL não é alterado, o radical continua com seu sentido , é dele que emana o significado essencial da palavra, o que os os prefixos fazem é ALTERAR O SENTIDO DA PALAVRA na qual os radicais se encontram: em infeliz não houve mudança no sentido do radical FELIZ por conta do acréscimo do prefixo IN, houve, sim, mudança no sentido DA PALAVRA feliz, tanto é que se constituiu uma nova palavra, INFELIZ, de sentido antônimo. É concetualmente óbvio isso. Radicais não mudam de sentido por causa de prefixos, PALAVRAS mudam de sentido por causa de prefixos. Essa gente bur-ra fazendo prova me irrita.
______________---
E eu acho engraçado interessante as pessoas nos comentários darem teorias básicas sobre esse assunto, teorias que nada tem a ver com a resolução da questão. kkkkk Eles erram e depois colam uma teorizinha basicona pra respaldar a mentira. Não vi ninguém analisando a assertiva II.