Alternativas
A obtenção do nível 3 do CMMI por uma empresa ou organização indica que ela possui processos gerenciados e caracterizados por projetos, mas, muitas vezes, ainda trabalha de forma reativa aos diversos eventos surgidos durante a execução do projeto
Uma empresa ou organização que possui certificação conforme o modelo MPS.Br deve estar enquadrada em um dos sete níveis de maturidade possíveis, que vão do G ao A, sendo que o nível A indica melhor posição em relação ao nível G.
O esforço demandado para a implantação do MPS.Br em uma empresa ou organização, associado ao custo continuado para mantê-la em conformidade ao modelo, inviabiliza a aderência ao MPS.Br pela maioria das empresas ou organizações de software de pequeno porte.
Para o alcance do nível 2 do CMMI por uma empresa ou organização, demanda-se que ela possua processos definidos e caracterizados.
CMMI e MPS.Br são dois modelos distintos de verificação da melhoria da qualidade de software. Como possuem esquemas de níveis de maturidade diferentes, até mesmo relacionados a critérios para o alcance dos níveis, torna-se economicamente inviável traçar equivalências formais entre eles.