-
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
-
Gabarito: C
(LIMPE) = legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
-
Gabarito C
Art. 37 da CF 88
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Cinco princípios expressamente previstos no art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988:
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
"LIMPE"
-
Esse princípio da ilegalidade acontece muito aqui no Rio de Janeiro.
-
Só lembrar do LIMPE.
Em nenhum outro há salvação. At 4.12
-
Legalidade
É o princípio básico de todo o Direito Público. A doutrina costuma usar a seguinte expressão: na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido, na Administração Pública tudo o que não está permitido é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei.
-
Quase errei por causa do I - ilegalidade
-
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Legalidade,
Impessoalidade,
Moralidade,
Publicidade
Eficiência
GAB - C
-
A questão exige conhecimento acerca de princípios administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa incorreta, de acordo com o enunciado abaixo:
A administração pública de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá a alguns princípios. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre os princípios.
Vejamos as alternativas:
a) Impessoalidade.
Correto. O princípio da impessoalidade preza pela imparcialidade na defesa do interesse público, com o objetivo de impedir privilégios e perseguições, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
b) Publicidade.
Correto. O princípio da publicidade objetiva a divulgação oficial dos atos administrativos. A função deste princípio é garantir a transparência no trato da coisa pública e de a sociedade ter acessos a informações de interesse público.
c) Ilegalidade.
Errado e, portanto, gabarito da questão. Não é ilegalidade e sim legalidade. O princípio da legalidade dispõe que o administrador público só pode fazer o que a lei determina ou autoriza (legalidade estrita).
d) Moralidade.
Correto. O princípio da moralidade exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.
Gabarito: C
-
Ilegalidade.