gab : c
A restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. Esse tipo de vegetação também pode ser encontrado em praias, cordões arenosos, dunas e depressões em diversos estágios sucessionais existentes fora da restinga na parte interiorana do continente. A restinga também pode se formar nos dos rios, pela deposição de sedimentos, dando origem à formação de ou .
manguezal ou mangue, é um de entre os terrestre e marinho. O termo aplica-se a características de regiões e , associadas às margens de , , , , e reentrâncias costeiras, onde há encontro de águas de com a do , ou diretamente expostos à linha da costa, sujeitas ao regime das e dominadas por vegetais típicas, às quais se relacionam outros componentes vegetais e animais
parece-me que nos itens I e III ele troca as infomações na I é as restingas e na III é mangue
I - Errado, "cordões arenosos, dunas e depressões" é uma definição mais próxima de Restinga.
Restinga: depósito arenoso paralelo à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, com cobertura vegetal em mosaico, encontrada em praias, cordões arenosos, dunas e depressões, apresentando, de acordo com o estágio sucessional, estrato herbáceo, arbustivo e arbóreo, este último mais interiorizado; (LEI 12651/2012 - Art. 3º, inciso XVI )
II- Verdadeiro. Faltou Restinga e Manguezal, que por vezes são incluídas em "outras formações", ou tratadas juntas como "vegetação litorânea" ou como pertencentes da Floresta Ombrófila Densa. Nesta questão a banca considerou esta última opção (ou seja, restinga e manguezal pertencendo à Floresta Ombrófila Densa).
Em Santa Catarina o bioma Mata Atlântica está representado por:
- Floresta ombrófila Densa (também chamada de Floresta Pluvial da encosta atlântica e Mata atlântica em sentido restrito): Ela se interliga aos ecossistemas restinga e manguezal. Juntos ocupavam 33% do território catarinense.
- Floresta ombrófila Mista (também chamada de Floresta de araucária e Floresta dos Pinhais): apresenta maior distribuição, cobria 42% do estado
- Floresta estacional Decidual (também chamada de Floresta subtropical da bacia do Rio uruguai): cobria 10% do estado
- Campos de altitude / Campos (ou Estepes)
Fonte: Livro disponível em casthalia.com.br/portfolio/bioma.html
III - Errado, regiões estuarianas, ou seja, "ecossistemas de transição entre os ambientes terrestres e marinhos" são referentes principalmente a Manguezal.
Manguezal: ecossistema litorâneo que ocorre em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés, formado por vasas lodosas recentes ou arenosas, às quais se associa, predominantemente, a vegetação natural conhecida como mangue, com influência fluviomarinha, típica de solos limosos de regiões estuarinas e com dispersão descontínua ao longo da costa brasileira, entre os Estados do Amapá e de Santa Catarina; (LEI 12651/2012 - Art. 3º, inciso XIII)
IV - Verdadeiro, já comentado no ítem II.
Resposta: Letra C