SóProvas


ID
3198073
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João, aspirante a artista contemporâneo, desenvolveu sua primeira grande obra de relevo e buscou divulgá-la para o público. Marcos, seu mentor e curador de arte, com certo prestígio, afirmou que, para tanto, estaria condicionado à licença prévia. Considerando o caso hipotético descrito e os dispositivos da Constituição de 1988 e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A Constituição prevê a liberdade de expressão da atividade artística, independentemente de censura ou licença

  • ART. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    CACI (científica, artística, comunicação, intelectual).

  • A resolução da questão não é difícil, mas vamos aprofundar o tema:

    I) Segundo Gilmar Mendes, Incluem-se na liberdade de expressão faculdades diversas, como a de comunicação de pensamentos, de ideias, de informações, de críticas, que podem assumir modalidade não verbal (comportamental, musical, por imagem etc.)

    II) O conteúdo da liberdade de expressão é toda opinião, convicção, comentário, avaliação ou julgamento sobre qualquer assunto ou sobre qualquer pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não.

    III) Não abrange a violência.

    IV) Na visão do STF Constitui condição essencial ao pluralismo de ideias.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    a) CORRETA. 

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (art. 5º, IX CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Note: qualquer censura institucionalizada que seja imposta sem justificação constitucional caracterizará uma intervenção violadora do âmbito de proteção dessa liberdade.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Em junho de 2015, o Plenário do STF julgou (decisão unânime) procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4815 e declarou não ser exigível a autorização prévia do biografado para a publicação de biografias.

    b) INCORRETA. 

    Não há no que se falar em condicionamento a licença prévia, tendo em vista que o diploma constitucional proclama vedação a censura ou licença, nos moldes sobreditos.

    c) INCORRETA. 

    Alternativa equivocada, o diploma em tela abarca a liberdade de expressão artística.

    d) INCORRETA. 

    Vide explicação da letra "b".

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: A.

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Inicialmente, é interessante mencionar que o artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Assim, temos que a liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer limitação prévia, no que tange à natureza política, ideológica e artística, salvo limitações de natureza regulamentária, por meio de lei ordinária, com o fito de estabelecer faixas etárias, definir locais e horários adequados a determinadas produções, etc.

    A censura prévia consubstancia-se na necessidade de permissão antecedente e de caráter vinculativo/obrigatório sobre texto ou produção artística, o que caracteriza uma postura não democrática, totalmente diferente da adotada por nosso ordenamento constitucional.

    Por fim, apenas é interessante deixar registrado que não se trata de um direito absoluto, uma vez que deve encontrar restrições nos demais direitos fundamentais, inclusive, com a responsabilização posterior por eventuais manifestações injuriosas, difamantes, etc.

    Desta forma, analisando a questão em comento, o candidato deve ter o conhecimento de que não se poderá exigir de João a licença prévia, por expressa vedação legal.

    Vejamos:

    a) CORRETA – A assertiva está em consonância com o que estabelece o artigo 5º, IX, CF/88.

    b) ERRADA – Conforme leciona Alexandre de Moraes, em seu livro de Direito Constitucional, 17ª edição, Ed. Atlas, p. 46, “A liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer nenhum tipo de limitação prévia, no tocante a censura de natureza política, ideológica e artística.”

    c) ERRADA - O artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    d) ERRADA – Vide assertiva B.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A