SóProvas


ID
319951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das reformas para a modernização da administração pública brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    As tentativas mal sucedidas de reforma administrativa promovidas por governos anteriores a 1995, ao invés de modernização, ocasionaram a desestruturação do aparelho do Estado.

    No Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, constata-se uma iniciativa concreta de reconstrução do Estado, com readequação de suas funções na expectativa de estabelecer as bases de um Estado regulador e promotor do desenvolvimento do País, mediante implantação de modelos organizacionais/institucionais e introdução de uma cultura gerencial, associados a’mecanismos que privilegiem valores democráticos como transparência, participação e controle social.


    Fonte: http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_4152/HUGG545NKZ.pdf

  • ERROS INDICADOS:

     

    a) O Decreto-lei n.º 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade à ação governamental por meio de intensa DEcentralização do aparelho estatal.
    b) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado não compreendeu entre seus princípios a necessidade de ênfase na qualidade, na produtividade e na satisfação do cidadão.
    c) Por meio das mudanças desencadeadas pela reforma administrativa do final da década de sessenta do século passado, pode-se perceber o claro FORTALECIMENTO do Estado desenvolvimentista e do Estado empresário-produtor.
    d) A reforma da administração pública empreendida na década de trinta do século passado representou, em todos os seus aspectos, o ENFRAQUECIMENTO da lógica patrimonialista de Estado.

  • Ótimo comentário, Denver. Obrigada. Ctrl V:

     

    ERROS INDICADOS:

     

    a) O Decreto-lei n.º 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade à ação governamental por meio de intensa DEcentralização do aparelho estatal.
    b) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado não compreendeu entre seus princípios a necessidade de ênfase na qualidade, na produtividade e na satisfação do cidadão.
    c) Por meio das mudanças desencadeadas pela reforma administrativa do final da década de sessenta do século passado, pode-se perceber o claro FORTALECIMENTO do Estado desenvolvimentista e do Estado empresário-produtor.
    d) A reforma da administração pública empreendida na década de trinta do século passado representou, em todos os seus aspectos, o ENFRAQUECIMENTO da lógica patrimonialista de Estado.

    e) gabarito