SóProvas


ID
3201268
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Classificam-se como paroxítonas ou graves as palavras cujo acento tônico encontra-se na sua penúltima sílaba. No entanto, a palavra "feiura" não possui acento, pois, atualmente, à luz das regras ortográficas, nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no I e no U tônicos quando vierem depois de um ditongo.


II. A derivação parassintética é a principal forma de criação de neologismos e estrangeirismo na língua portuguesa. Ela é o processo de formação de palavras pela adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma existente na língua, como um verbo ou um pronome oblíquo. Assim, é possível identificar diversos exemplos de derivação parassintética nas principais obras de autores brasileiros do Romantismo e do Modernismo.


Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • II. A derivação parassintética é a principal forma de criação de neologismos e estrangeirismo na língua portuguesa. Ela é o processo de formação de palavras pela adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma existente na língua, como um verbo ou um pronome oblíquo. Assim, é possível identificar diversos exemplos de derivação parassintética nas principais obras de autores brasileiros do Romantismo e do Modernismo.

    Forma correta:

    II. A derivação parassintética é a principal forma de criação de neologismos e estrangeirismo na língua portuguesa. Ela é o processo de formação de palavras pela adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma inexistente na língua, como um verbo ou um pronome oblíquo. Assim, é possível identificar diversos exemplos de derivação parassintética nas principais obras de autores brasileiros do Romantismo e do Modernismo.

    JÁ DEU TUDO CERTO!

  • Nessa questão as duas afirmações deveriam estar erradas, pois no item um ela afirma que "não se usa mais o acento no I e no U tônicos quando vierem depois de um ditongo." Só que a regra diz que é hiato ápos ditongo decrescente, não se acentua mas o hiato ápos ditongo crescente acentua-se normalmente como pode ser visto em gua-í-ra e gua-í-ba (ambas com hiato ápos ditongo crescente).

  • B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • Gab: B

  • A resposta do Josué é a correta.

    Errei a questão seguindo o mesmo raciocínio.

  • Se vc acertou esta questão no fundo vc errou.

    Sucesso!

  • Classificam-se como paroxítonas ou graves as palavras cujo acento tônico encontra-se na sua penúltima sílaba.

    graves? lembrei logo de crase.

    alguém para dizer se isso está certo porque eu nunca vir.

  • quando o candidato é mais bem preparado que o examinador /facepalm

  • Não se acentua hiato antecedido por ditongo em posição paroxítona. (FEI-U-RA)

  • É UM PEGUINHA!

    NÃO É  forma existente na língua.

    É  forma INEXISTENTE na língua

  • Não se acentua hiato, em palavras paroxítonas, quando precedido de ditongo decrescente! Portanto, não se acentua pela regra do HIATO, e não pela regra da PAROXÍTONA.

    Na minha opinião, esta questão deveria ser anulada!

  • Segundo Fernando Pestana, em sua obra "A Gramática para Concursos Públicos", na regra de acentuação para os hiatos tônicos, ele afirma que:

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    E coloca uma observação importante: "Segundo a nova ortografia, nas palavras paroxítonas, o I e o U não recebem acento depois de ditongo decrescente: feiura, bocaiuva, baiuca, Sauipe... Todavia, se o ditongo for crescente, o acento é usado: Guaíra, Guaíba, suaíli... (alguns dicionários separam suaíli assim: su-a-í-li).

    Com base nessas observações e nas outras contribuições dos colegas, torna-se impossível acreditar que a assertiva I está correta. Penso igual aos demais colegas quando dizem que a questão deveria ser anulada.

  • Perdem o acento as palavras

    Feiura

    Feiume

    Bocaiuva

    Baiuca

  • Depois de ver meu erro pensei assim: é uma paroxítona terminada em '' a '' e por isso não leva acento e também é um falso hiato, visto que a regra diz que só se acentua ''I e U'' quando for a segunda vogal tônica, o que não foi caso da palavra feiura. No fim concluí que se não for por uma regra é por outra.