Alternativas
Entre as técnicas utilizadas para o mapeamento de competências, inclui-se o questionário, cuja formatação depende, geralmente, da aplicação prévia de uma ou mais técnicas, tais como a análise documental, a observação e a entrevista, com o objetivo de identificar os elementos que podem compor o questionário.
Além da identificação das competências necessárias à estratégia organizacional, o mapeamento de competências pressupõe o inventário das competências externas dos clientes, a fim de garantir-se a identificação da lacuna entre as competências necessárias e as existentes na organização.
A escala do tipo Richter consiste em uma das opções utilizadas para a avaliação do grau de importância das competências.
Compete à diretoria da empresa a identificação das competências disponíveis na organização, visto que a definição das competências deve ser realizada pela instância superior competente.
Na elaboração do mapeamento das competências, recomenda- se a adoção de listas genéricas de competências, a fim de não se tornar o processo inadministrável posteriormente.