SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INMETRO - Pesquisador - Governança de TI


ID
319534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos de negócio (BPM) combina os principais recursos da empresa (processos de negócio, informações, pessoas e tecnologia), de forma a criar visão, integrada e em tempo real, tanto das métricas de negócio quanto do desempenho dos sistemas de tecnologia da informação (TI). Essa técnica permite

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes Alternativa B


ID
319546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

BPMS constituem ferramentas de TI que apoiam as atividades de BPM, podendo ser divididas em ferramentas de simulação, de modelagem e de apoio à automação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A


ID
319591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao clima organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dado como C

     

    1.1 Cultura organizacional
    Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteú­dos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.
    Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
    Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
    1.2 Clima organizacional
    Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
    Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

  • Gabarito C

    O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade,

    pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua

    atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das

    pessoas que compartilham seu dia a dia com a organização.

    Giovanna Carranzza 2018


ID
319597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Conselho Curador da Fundação Frederico Macedo (FFM) deliberou, em sua última reunião, acerca da criação de um escritório de projetos, da implantação de um sistema ERP e da utilização do BSC. O referido conselho decidiu, ainda, iniciar tais ações por um processo clássico, formal e sistemático de gestão estratégica, embasada na Escola de Planejamento, cujas etapas e modelos conceituais são bem conhecidos.

Com relação a situação hipotética descrita acima e de acordo com a Escola de Planejamento, a FFM deve

Alternativas
Comentários
  • O enunciado informa " ... por um processo clássico, formal e sistemático de gestão estratégica, embasada na Escola de Planejamento, ..."

    Na escola do planejamento, o planejamento é tocado por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização. Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado. A responsabilidade pelo planejamento - em teoria - continua com o executivo máximo. Mas, como o processo é extremamente complexo na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores - o executivo apenas aprova ou não.

    Resposta certa:

    c) conduzir a formulação das estratégias a partir de um departamento de estratégia que responderá diretamente ao presidente, por meio de um processo com indicadores e controles.

    Fonte: aulas do Estratégia.

  • Palavra-chave da Escola do Planejamento = Formal. A partir disso, é possível eliminar uma a uma as outras.

    [PRESCRITIVAS]

    Design = Concepção

    Planejamento = Formal

    Posicionamento = Analítico

    [DESCRITIVAS]

    Empreendedora = Visionário

    Cognitiva = Mental

    Aprendizado = Emergente

    Poder = Negociação

    Cultural = Coletivo

    Ambiental = Reativo.

    [CONFIGURAÇÃO]

    Configurativa = Configuração


ID
319600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à análise da matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a. correta

    b. força

    c. oportunidade

    d. ameça

    e. fraqueza


    Os elementos forças e fraquezas são internos à organização e potencialmente podem ser controlados por elas.

         Forças: recursos, habilidades, posição de mercado, patentes, capital humano, etc. competências que distinguem a organização de seus concorrentes.

         Fraquezas: podem levar as organizações a um fraco desempenho. Ex: métodos de produção obsoletos, carência de recursos tecnológicos, política de incentivos inadequada, etc.


         No ambiente externo (oportunidades e ameaças) os fatores não podem ser controlados pelas organizações, que devem atuar sobre suas forças e fraquezas para que possam explorar as oportunidades do ambiente e se proteger das ameaças.

  • SE MINHA EMPRESA NÃO TEM DINHEIRO,FICA DIFÍCIL CRESCER OU COMPETIR .

  • Ao invés de raciocinar a matriz SWOT do modo tradicional sobre o que é externo ou interno, é mais simples pensar nos fatores bons ou ruins que são controláveis ou não: falta dinheiro pra empresa, você pega um empréstimo, então se pode controlar esse problema ele é fraqueza; a localização da sua empresa, bem, você colocar sua empresa onde você quiser, então se pode controlar esse detalhe é uma força; a concorrência você não pode controlar, não pode impedir outras pessoas de abrirem empresas, então é uma ameaça; também os impostos você não pode controlar quando serão criados ou extintos, logo, é uma ameaça.

  • FOFA - só se lembrar que os "F´s" dizem respeito a questões internas e o "O" e o "A" dizem respeito a questões externas.

    Sigamos adiante!


ID
319603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a medidas de desempenho para mensuração do desempenho organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi :(

  • A- Lucro não é o melhor medidor B- Correta C- Objetivos estratégicos e não operacionais D-BSC é longo prazo e não tempo real E- Execução não é da dimensão de resultado e sim de esforço .

ID
319894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das concepções das escolas de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se nas seguintes categorias: penetração no mercado, desenvolvimento financeiro e diversificação. - ERRADO

    A matriz tem duas dimensões: produtos (ou serviços) e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: penetração de mercado / desenvolvimento de mercado / desenvolvimento de produtos / diversificação

    b) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow defensivo, analítico e de alienação consistem em estratégias de adaptação destinadas às organizações. ERRADO

    d) Na escola da aprendizagem, alicerçada na cognição, a formulação da estratégia restringe-se ao alto escalão da organização.  - ERRADO

    A formulação e a implementação de estratégias são indissociáveis. Não só o líder aprende, mas todo o sistema coletivo aprende a formular e implementar estratégias. O aprendizado é emergente, surgindo de todos os tipos de lugares. O papel da liderança é gerenciar o processo de aprendizado estratégico, não de deliberar estratégias

    e) De acordo com as ideias da escola cultural, a estratégia consiste em um processo social fundamentado nas instâncias de poder. - ERRADO

    A formulação da estratégia ocorre como um processo coletivo de integração social, baseado nas crenças e nas interpretações comum dos membros das organizações. Os indivíduos adquirem as crenças por meio de um processo de aculturação e socialização, sendo este tácito. É um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações dos membros.

  • Gabarito: LETRA C

    Justificativa da B e comentário extra da E:

    B) Miles e Snow propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa:

    Estratégia Defensiva. Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora. Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica. Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Pode ser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa. Utilizada pelas organizações em que os administradores frequentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura. 

    E) A alternativa menciona a Escola do Poder. 

    Escola Poder (Negociação): formulação caracterizada por um processo de negociação. As referências são o poder e a política tanto no ambiente interno tanto nas relações da empresa com o ambiente externo.

  • escola do design - análise swot ( forças, fraquezas, ameaças e oportunidades )

  • LETRA C

     

    ESCOLA DE DESIGN (PRESCRITIVA)

    PROCESSO: CONCEPÇÃO/ADAPTAÇÃO
    ESTRATÉGIA: AJUSTE (FORÇAS/FRAQUEZAS) COM (AMEAÇAS/OPORTUNIDADES)- SWOT

     

    ESCOLA CULTURAL (PRESCRITIVA/DESCRITIVA)

    PROCESSO: COLETIVO
    PROCESSO SOCIAL/INTERATIVO = INFLUENCIADO PELA CULTURA DA ORG.

     

    ESCOLA DE APRENDIZAGEM (DESCRITIVA)

    PROCESSO: APRENDIZAGEM (EMERGENTE - QUE SURGE)

  • Sobre a letra C, Análise SWOT realmente pertence à escola do Design.

    Fiz um mnemônico com palavras-chave pra vê se não esqueço mais disso.

    A 1ª sigla é o nome da escola, a segunda, principal palavra-chave.

    Prescritivas = DPP CFA

    Design - Concepção

    Planejamento - Formal

    Posicionamento - Analítico

    Descritivas = ECAPCA VMENCR

    Empreendedora - Visionário

    Cognitiva - Mente

    Aprendizagem - Emergente

    Poder - Negociação

    Cultural - Coletivo

    Ambiental - Reativo

    Configurativa = Configuração

  • A) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se...

    • ............................................................PRODUTOS
    • ......................|..............EXISTENTES..............|............................NOVOS...........................|
    • ..MERCADOS....|..............................................|............................................................|
    • EXISTENTES....|............PENETRAÇÃO.............|...........DESENVOLVIMENTO(PRODUTO)|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • NOVOS.........|........DESENVOLVIM. (MERC)...|...............DIVERSIFICAÇÃO...................|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • Penetração - NADA NOVO
    • Diversificação - TUDO NOVO
    • Desenvolvimento de Produtos - PRODUTO NOVO
    • Desenvolvimento de Mercado - MERCADO NOVO

    B) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow...

    1. Estratégia Defensiva: estabilidade - isolar uma parcela do mercado para criar um domínio estável.
    2. Estratégia Ofensiva (prospectora): agressiva que busca novas oportunidades de produtos e mercados.
    3. Estratégia Analítica: estratégia dual e híbrida.
    4. Estratégia Reativa: a organização reage intempestivamente. Constitui um sinal de fracasso.

    C) escola do design... D) da aprendizagem E) cultural...

    • A) Prescritiva: (faça dessa forma)
    • 1.Design: a estratégia como um processo de concepção; ANÁLISE SWOT
    • 2.Planejamento: a estratégia como um processo formal; decomposto em passos, sustentado por técnicas de orçamentação, programas e planos operacionais;
    • 3.Posicionamento: a estratégia como um processo analítico, se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises das situações.

    • B) Descritiva: JOGA EM CAMPO
    • 5.Cognitiva: a estratégia como um processo mental, desenvolvido nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.
    • 6.Aprendizado: a estratégia como um processo emergente em toda a organização através de seus membros.
    • 4.Empreendedora: a estratégia como um processo visionário - intuição e visão dos líderes.
    • 8. Cultural: a estratégia como um processo coletivo – cultura organizacional -, voltada para os interesses comuns e integração dentro da organização;
    • 9. Ambiental: a estratégia como um processo de reação a um ambiente que estabelece diretrizes
    • 7.Poder: a estratégia como um processo de negociação - barganha, persuasão, confrontação e alianças entre os atores que dividem o poder, tanto na empresa quanto no mercado.

    • C) Integrativa (integra várias visões)
    • 10. Configuração: a estratégia como um processo de transformação. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração (certas características) para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia

ID
319918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que o BSC (balanced scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Olhem a alternativa E, que mistura tudo: “perspectiva dos processos de negócios internos”... isso existe?! E outra, mesmo que pudéssemos entender como correto, o clima propício à mudança, inovação e crescimento está na perspectiva de “aprendizagem e crescimento”!

    gabarito letra c

    fonte: comentario do professor  Carlos Xavier

  • O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas às operações cotidianas possam ser alinhadas com a estrategia e a visão organizacional, permitindo divulgá-las e promover o consenso e o espirito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas. 

    Ex. de BSC de uma cervejaria artesanal:
    1) Perspectiva Financeira: Objetivo->Aumentar receitas; Meta->Aumentar em 10% a receita líquida; Indicadores->Demonstrativos financeiros; Iniciativas->Desenvolver novas políticas de crédito para os distribuidores.
    2) Perspectiva do Cliente: Objetivo->Contar com um ticket médio alto; Meta->Aumentar o valor de cada compra em 15%, em média; Indicadores->Valor das notas fiscais de cada venda individual; Iniciativas->Melhorar o mix de produtos e criar combos de ofertas.
    3) Perspectiva dos Processos internos: Objetivo->Oferecer diversas opções de canais de vendas; Meta->Transferir ao menos 30% das vendas para novos canais de vendas; Indicadores->% de vendas por canal; Iniciativas->Implementar telemarketing e implementar loja virtual.
    4) Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Objetivo->Contar com força de vendas capacitada; Meta->Treinar 100% da equipe de vendas; Indicadores->Número de certificados adquiridos pela equipe; Iniciativas->Desenvolver parceria com empresa de cursos online.

    Percebemos que é através da análise das quatro perspectivas é que traçamos a estratégia, nunca partimos de uma estratégia de crescimento da organização ou inovação como diz a letra E.

  • Perspectiva da aprendizagem organizacional -- Nesta perspectiva do BSC, deve identificar-se qual a infraestrutura que a empresa deve adotar para poder crescer e desenvolver-se no longo prazo. Assim sendo, a empresa como um todo (trabalhadores, gestores) deve trabalhar em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização.

     

    Por isso a "E" está errada.

  • Alguém pode comentar a alternativa A ?

  • Kauê, são 4 pesrpectivas: Perspectiva Financeira, perspectiva do Cliente (consumidor), perspectiva dos Processos internos e perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

    O erro está em afirmar que se baseia também na perspectiva do fornecedor.

  • A letra a foi dada como errada, mas é uma visão equivocada. O BSC original, proposto por Kaplan e Norton, possui quatro perspectivas diferentes: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Porém, temos que tomar cuidado porque isso não é uma camisa de força, que não possam existir outras perspectivas. Por exemplo, há quem expresse preocupação com o fato de que, embora reconhecendo explicitamente os interesses de acionistas e clientes, o BSC não incorpora explicitamente os interesses de outras partes interessadas, como fornecedores, funcionários e a comunidade. No setor público, muitas vezes utiliza-se perspectivas como orçamento, logística, sociedade, etc. O BSC da Receita Federal trabalha com as seguintes perspectivas: pessoas e recursos, processos internos e resultados.

     

    A letra b errada. Uma função importante do BSC no início era estabelecer um sistema de comunicação, comunicando e esclarecendo a todos sobre as estratégias da organização. Por isso ele apresenta uma forma gráfica que busca demonstrar qual a missão e a estratégia da organização, traduzindo-as em termos de objetivos e medidas tangíveis.

     

    O BSC serve justamente para promover o alinhamento e a sinergia, comunicando a todos a estratégia da organização, por isso ele é ainda mais importante em organizações dispersas geograficamente.

     

    A letra c é certa. O BSC é um instrumento de comunicação e avaliação da estratégia, permitindo que as unidades da organização trabalhem de forma mais próxima e integrada a ela.

     

    A letra d. errada, ele é muito eficiente, é uma de suas funções.

     

    A letra e . errada, não traz a descrição da perspectiva dos processos internos, mas sim da aprendizagem e crescimento. Os objetivos de aprendizado e crescimento descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia.

     

     

    Prof. Rafael Encinas

     

  • Fornecedor tem perspectiva nenhuma no BSC..

  • BSC ; BALANCE SCORECARD

    finanças>>>>>> sociedade (cliente)>>>>aprendizado>>> processos internos. 

    BSC é um mapa de desburocratização aumentando a capacidade da empresa.

    As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.


ID
320092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale a opção que apresenta todos os tipos de processos de negócio de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • c

  • gabarito (C)

    processos primários, processos de suporte e processos de gestão.

    O que são processos primários?

    Os processos primários são aqueles que agregam valor diretamente aos clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio. Aqui, estão agregadas aquelas operações que estabelecem a percepção de valor que os clientes possuem em relação à marca, aos produtos ou serviços da empresa, de sorte que sejam inteiramente conexas à experiência de consumo ocorrida. Por isso, este grupo permite uma visão de ponta a ponta funcional do negócio.

    O que são processos de suporte?

    Este conjunto de processos tem a função de oferecer reforço ou apoio para os processos primários, colaborando com a sua boa realização. Serve ainda para prover apoio a outros processos de suporte, dependendo do caso (processos de suporte de segundo nível, terceiro nível, e assim por diante), além de oferecer suporte também aos processos de gerenciamento.

    A principal diferença entre este conjunto e os processos primários é que os processos de suporte conferem valor para outros processos, e não para o cliente diretamente. Além da ausência de relacionamento direto com os clientes, é caracterizado por sua estrutura especializada e funcional.

    O que são processos de gerenciamento?

    Esse último grupo de processos contempla as medições, monitoramentos, controles e gestão do negócio, ditando influência direta na capacidade de realização das atividades, de maneira que a organização atue conforme seus objetivos e metas de desempenho. Também não entregam valor diretamente ao cliente, mas buscam garantir que os escopos operacionais, financeiros e regulatórios sejam cumpridos e alcançados.

    FONTE> http://valorecompetencia.com.br/gestao-de-processos/processos-primarios-de-suporte-e-de-gerenciamento-entenda-diferencas

  • Os processos de negócio podem ser primários/essenciais, de suporte/apoio

    ou de gestão/gerenciamento


ID
320095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O gerenciamento de processos de negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, executar, documentar, medir,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    OBS: Apesar de o BPM se preocupar com os processos para gerar valor ao negócio, lembre-se de que ele olha para o negócio como um TODO

  • O gerenciamento de processos de negócio (BPM) monitorar, controlar e melhorar os processos automatizados ou não.


ID
320098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da gestão por processos.

Alternativas
Comentários
  •  a) Planejamento estratégico, análise, desenho, modelagem, monitoramento, controle e melhoria são etapas do ciclo de vida da gestão por processos. ERRADA

    Ciclo de vida do processo (típico): planejamento; análise; desenho; implementação; monitoramento e controle; refinamento.

     b) Processo de negócio é um conjunto definido de atividades ou comportamentos sempre executados por pessoas para alcançar uma ou mais metas. ERRADA

    Para um melhor entendimento sobre gestão de processos, faz-se necessário compreender o conceito de “processos de negócio”. Sendo assim, “um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas” e ainda “(...) são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica” (ANTONUCCI, 2009). http://www.xiwticifes.ufba.br/modulos/submissao/Upload-353/85943.pdf

     c) Todos os processos têm uma métrica e medições associadas com o trabalho ou saída do processo que é executado e embasadas em dimensões fundamentais como custo, tempo, capacidade, qualidade e importância. ERRADA

    Dimensões Fundamentais - Todos os processos têm uma métrica e medição associadas com o trabalho ou saída do processo que é executado:

    TEMPO – métrica de duração do processo;

    CUSTO – métrica do valor monetário associado a um processo;

    CAPACIDADE – montante ou volume de uma saída, produto, serviço viável associado a um processo; capacidade de estar associada a rendimento;

    QUALIDADE – percentual do real em relação ao ótimo ou máximo em termos de processo e pode ter várias formas;

    BPM - https://www.portalgsti.com.br/2013/01/bpm-bpmn-bpms-o-que-e-isso-parte-11.html

     d) Na etapa de análise do ciclo de vida da gestão por processos, entre as abordagens possíveis estão ambiente de negócio, cultura da organização, capacidade, gargalos, variação e custo. CORRETA

     e) Entre os possíveis perfis envolvidos no ciclo de vida de gestão por processos estão o gerente do processo, o analista de processos, o arquiteto de processo e o analista de sistemas. ERRADA

  • Quanto à alternativa E, o erro está em analista de sistemas. Segundo o BPM CBOK versão 3.0 (recomendo ver alguns pontos direto nele ao estudar esse assunto: http://tneg.com.br/download/ebook-gerenciamento-de-processos-de-negocio-bpm-cbok-3-0/), os possíveis papéis envolvidos no ciclo de vida da gestão por processos são 10: Dono de processos, Gerente de processos, Analista de processos, Designer de Processos, Arquiteto de processos, Representante funcional, Analista de negócios, Especialista, Patrocinador e Tecnólogos.

  • Elizabete de Abreu:

    A necessidade de analisar um processo pode ser resultado do monitoramento contínuo dos processos ou pode ser disparada por eventos específicos, como planejamento estratégico, itens de desempenho ou novas tecnologias.

    Para tanto, deve-se escolher o processo a ser analisado, estudar o ambiente de negócio, a cadeia de valor, a análise SWOT, cultura, handoffs, capacidades, gargalos, custos, variações, envolvimento humano, análise da causa raiz, dos riscos, análise da maturidade, e outros fatores que interferem no processo.


ID
320101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação ao padrão BPMN (Business Processes Management Notation), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • pq não a alternativa E?

  • O principal objetivo do BPMN (Business Process Modeling Notation) é prover uma notação que é realmente compreensível para todos os usuários de negócio, desde o analista de negócio que cria os rascunhos iniciais do processo, aos desenvolvedores técnicos responsáveis por implementar a tecnologia que irá executar estes processos, e, finalmente, para a pessoa do negócio que irá gerenciar e monitorar estes processos. Espera-se uma notação gráfica simples e poderosa utilizada para especificação visual de processos de negócio, permitindo expressá-los de forma clara,padronizada e completa.

    Fonte: Profª. Patrícia Quintão.

  • Jorlan Ferreira Silva, acredito que a "E" não está correta, quando diz que “fica a critério do analista de processos a melhor forma de utiliza-la”. Veja:

    Como definido pela própria opção “A”: O BPMN provê uma notação comum para que as pessoas relacionadas com os processos possam expressá-los graficamente de uma forma clara, padronizada e completa. Ou seja, a representação não é apenas um critério do ANALISTA DE PROCESSOS..mas pode sim ser graficamente representada por qualquer pessoa delegada pelo GESTOR DE PROCESSO.

  • BPMN (Business Process Model and Notation) é uma notação que serve de ferramenta para o BPM (Business Process Management), sendo este o framework (modelo) que é utilizado para a gestão de processos em si, pois define os objetos básicos como atividades, pontos de decisão, início e termino de processo, deixando a critério dos analistas de processo a melhor forma de utilizá-los na representação dos processos.

    Gab A.


ID
320104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que, por meio do planejamento com base em cenários, podem-se prever eventos futuros que, potencialmente, impactem os negócios de uma organização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É aquela velha questão só para você se ferrar mesmo.

    Segundo Rennó, um dos métodos para construção de cenários é a Análise Prospectiva, sendo desenvolvido por Godet que engloba formas estruturadas de identificar a chance de que um evento ocorra. O método tem basicamente seis etapas: delimitação do sistema e do ambiente; análise estrutural do sistema e do ambiente; listagem dos condicionantes do futuro; análise morfológica; testes de consistência, ajuste e disseminação; e revisão e disseminação.


ID
320107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gestão de processos de negócio (BPM), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 2013

    O BPM ( Business Process Management ) é uma tecnologia que auxilia de forma eficaz o mapeamento de processos.

    ERRADA

    Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter- relacionadas que solucionam questões diversas e de cunho genérico.

    Errada

  • Analisei da seguinte maneira:

    a) o DEVE forçou a barra

    b) A finalidade não se resume a departamentos específicos. O BPM trata do gerenciamento dos negócios da organização como um todo.

    c) O BPM se alinha aos propósitos estratégicos organizacionais.

    d) O BPM não fica disponível a todos os funcionários da organização.


ID
320110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando que a modelagem é a fase mais visível da BPM, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Estado atual (AS IS)

    Estado futuro (TO BE)


ID
320113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A questão central da arquitetura organizacional é orientar-se para os resultados da organização, servindo de ponte entre a estratégia e os processos que a implementam. Nesse sentido, é fundamental atender ao princípio da congruência, segundo o qual quanto maior for o grau de congruência ou alinhamento dos vários componentes da arquitetura organizacional, maior será o desempenho da organização.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta, com relação a arquitetura e modelagem organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = LETRA A

  • letra A

  • Boa questão pra revisar conceitos!

  • Erro da C?


ID
320116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura da informação faz que a tecnologia da informação (TI) crie uma ponte interligando novas tecnologias às orientações estratégicas organizacionais. A arquitetura da informação não é nem infraestrutura de tecnologia nem modelagem de dados e também não equivale à arquitetura de sistemas de informação.

Tendo-se como referência as informações acima, é correto afirmar que a arquitetura da informação tem como objetivo

Alternativas

ID
320125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e ao uso da tecnologia, que possibilitam às organizações atuar como comunidades de conhecimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gestão do Conhecimento consiste em ampliar o alcance e acelerar a velocidade de transferência do conhecimento.

    Ferramentas:

    voltadas para Intranet,

    sistemas de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos),

    sistemas de groupware,

    sistemas de workflow

    sistemas para a construção de bases inteligentes de conhecimento

    BI

    sistemas de mapa de conhecimento

    ferramentas de apoio à inovação.

     

     

    Letra E

     

     

    Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/LHLS-69XQRP/mestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdf?sequence=1


ID
320128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é adotado com objetivo de

Alternativas
Comentários
  •    O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação e comunicação, que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de TI de um órgão ou entidade para um determinado período, devendo, sempre que for possível, estar alinhado ao planejamento estratégico.

     

    http://www.esaf.fazenda.gov.br/backup/institucional/pdti

     

     

    O Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de recursos e processos de Tecnologia da Informação. Tem por objetivo determinar as prioridades de investimento e alocação de recursos nos diversos projetos e ações de TI. O documento permite o alinhamento entre as atividades de TI e o negócio da organização, a otimização dos recursos disponíveis, o acompanhamento do estágio de desenvolvimento dos projetos, solução de conflitos relativos a recursos e monitoramento dos níveis de serviço de TI e suas melhorias.

    http://www.iti.gov.br/institucional/plano-diretor-de-tecnologia-da-informacao-pdti

     

     

    Letra D


ID
320134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ausência de um plano diretor para a área de TI de uma empresa acarreta

Alternativas
Comentários
  • A ausência de um plano diretor para a área de TI de uma empresa acarreta (PREJUÍZO) e quem irá fatalmente ser prejudicado será o usuário final.

    Letra C

     

     

    Fonte: Implantado a governanaça de TI - Aragon


ID
320137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, define-se o controle não familiar como o controle definido ou difuso exercido por

Alternativas
Comentários
  • As 3 formas de controle mais comuns são:

     

    1 - Definido: acionista ou grupo de acionistas concentram mais de 50% das ações com direito a voto;

     

    2 - Difuso: acionista ou grupo de acionistas detêm parcela relevante do capital votante, contudo inferior aos 50%;

     

    3 - Pulverizado ou Disperso: não existe um acionista ou grupo de acionistas capaz de exercer o controle permanente da empresa.

     

     

    Fonte: notas de aula do prof. Geraldo Godoy.


ID
320143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o Committee of Sponsoring Organizations (COSO), os principais objetivos de um sistema de controle interno correspondem a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    De acordo com o COSO, Controle Interno é um processo que busca proporcionar grau de confiança para concretizar os seguintes objetivos:

     

    ➫ Eficácia e eficiência dos recursos;

    ➫ Confiabilidade da informação financeira;

    ➫ Cumprimento das leis e normas estabelecidas.


ID
320146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Entre as premissas para a gestão por competências inclui-se a focalização

Alternativas
Comentários
  • A gestão por competências inclui-se a focalização possuindo:

    - foco no desenvolvimento em vez do controle ;

    - foco no processo em vez dos  instrumentos;

    - foco no interesse conciliado em vez do interesse da empresa;

    - foco no modelo integrado e estratégico em vez do modelo constituído por partes desarticuladas entre si.

     

    Letra D

     

    Fonte: Dutra

    https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/viewFile/9345/7015

     

  • d-

    Questao cuja resposta é a opção mais bonitinha. A gestão por competência apareceu para responder a questões particulares do cenário empresarial, onde se torna emergencial a sua metodologia de gestão, tentando responder às necessidades e dominar a concorrência num mercado globalizado; é baseado no pressuposto de que o bom desempenho está relacionado ao domínio de certos recursos.

  • Fiz por eliminação e acertei...


ID
320149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação à aplicação da noção de competência nas organizações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando que, no processo de gestão por competências, a etapa de mapeamento de competências é de fundamental importância, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
320155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere que a economia nacional esteja em crescimento e que os indicadores sejam bastante positivos em relação aos números dos próximos dois anos. Considere, ainda, que, na análise do portfolio de investimentos em tecnologia da informação (TI) de uma empresa, o seu comitê gestor de TI esteja tomando decisões a respeito da abordagem dos investimentos de TI no próximo ano. Diante desse cenário, uma sugestão válida que pode subsidiar essas decisões é direcionar os investimentos na classe de ativos estratégicos, porque essa abordagem

Alternativas

ID
320158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à elaboração do portfolio de TI de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A)Na sua forma mais madura, o gerenciamento de portfólio de TI é realizado através da criação de três portfólios: Portfólio de Aplicação, Portfólio de Infraestrutura e Portfólio de Projetos.

    B)Sefair et al.(2017) exemplifica que quando o portfólio de organização que traz um benefício muito alto pode implicar em um risco igualmente alto de haver uma perda para a organização, ao passo que, ao optar por um portfólio com um benefício menor, pode-se reduzir a probabilidade da organização ter uma perda.

    Resumindo, o risco está ligado ao tamanho do benefício trazido pelo portfólio, e não simplesmente por estar relacionado ao investimento da organização.

    D) Manutenção de sistemas no Portfólio de TI.

    Por manutenções de sistemas entende-se como:

    Melhorias em sistemas Legados.

    Implantação de requisitos legais em sistemas legados.

    Adaptação de sistemas legados às novas plataformas de tecnologias.

    Otimização de desempenho de sistemas legados.

    As manutenções podem ser Programadas ou Emergencial.

    Sendo assim, a manutenção emergencial de sistemas legados fazem parte do portfólio da empresa.

    E)Fatores como padrões e especificações abertas (sem custo), esforços em pesquisas na área de TI em todo mundo, a consolidação das técnicas de engenharia de software, facilidade de comunicação e compartilhamento da informação, a alta competitividade do mercado, têm contribuído para o surgimento de uma nova proposta para atender as necessidades do mercado consumidor de produtos de TI: A Fábrica de Software.

    Um sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes faz parte sim da Fábrica.

    Fontes:

    https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09042018-085332/publico/PauloRafaelMinettoMacetaOrig17.pdf

    http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/408

    Livro:

    Implantando a Governança de Ti - da Estratégia À Gestão Dos Processos e Serviços - 3ª Ed.


ID
320161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma abordagem válida para a avaliação da viabilidade dos investimentos em TI é o custo total de propriedade (TCO). Ao considerar a escolha desse método, é correto afirmar que o TCO

Alternativas
Comentários
  • Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership) (TCO)

    Orientado para aquisição de recursos de tecnologia.

    Esta técnica, desenvolvida pelo Gatner Group, procura selecionar a alternativa de menor custo total ao longo da vida útil do recurso. Custo total associado ao recurso significa o somatório dos custos de aquisição, manutenção, treinamento, depreciação, suporte a usuários, infraestrutura de suporte e assim sucessivamente. Vide Gartner Group - WWW.gartner.com

     

    Com base na ideia acima a letra D é o gabarito

     

     

     

    Fonte:

    Implantando a Governança de TI - 4ª Ed. Aragon

     


ID
320164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para a avaliação do desempenho financeiro da governança de TI, um indicador que fornece dados específicos para esse propósito é

Alternativas

ID
320167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O CMMI (capability maturity model integration) é um modelo integrado de aprimoramento de processos, utilizado como guia para a melhoria de processos nas organizações. Acerca das características do CMMI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. O Monitoramento e controle é a área de processo do CMMI DEV, que objetiva proporcionar um entendimento do progresso do projeto, de forma que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho deste desviar significativamente do plano. planejamento do projeto é a área de processo que tem o propósito de estabelecer e manter planos que definam as atividades de projeto.

     

    c) ERRADO. Denomina-se medição e análise a área de processo que tem como objetivo desenvolver e sustentar a capacidade de medições, utilizada para dar suporte às necessidades de gerenciamento de informações. Essa área tem o principal propósito de gerenciar a medição do tamanho do produto de software, considerando métricas como APF e UCP (use case point).

     

    d) ERRADO. O processo de Solução Técnica é um dos processos executados durante o desenvolvimento de software e tem por objetivo projetar e implementar uma solução para os requisitos desejados.

     

    e) ERRADO. Avaliar objetivamente processos, produtos de trabalho e serviços, fornecer um entendimento objetivo, comunicar e garantir a solução de não conformidades e estabelecer registro são algumas práticas específicas do processo de meta especifica do CMMI DEV.


ID
320170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das características do MPS.BR, desenvolvido para a melhoria do processo de software.

Alternativas
Comentários
  • avaliação bienal?


ID
320176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT, ferramenta de suporte que possibilita aos gerentes melhor gestão de requisitos de controle, questões técnicas e riscos de negócios, é um modelo que proporciona o desenvolvimento de políticas claras, além de boas práticas para controle de tecnologia da informação (TI) em toda a empresa. A respeito do COBIT, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. No COBIT, são identificados os seguintes recursos de TI: aplicativos, que são os sistemas automatizados para usuários e os procedimentos manuais que processam as informações.

    c) ERRADO.  O COBIT foi desenvolvido com forte ênfase em controles e suas as avaliações são executadas com base em cinco níveis de maturidade: Inexistente, inicial, repetitivo mas intuitivo, definido, gerenciado e mensurável, otimizado.

    d) ERRADO. Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam adequar-se a certos critérios de controle da informação, como efetividade e eficiência. A eficiência envolve a entrega da informação por meio do melhor - mais produtivo e econômico - uso dos recursos; a efetividade identifica-se a informação é relevante e pertinente para o processo de negócio e se essa informação é entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

    e) ERRADO. A integridade é um controle de informação que engloba a fidedignidade e a totalidade da informação, bem como sua validade, de acordo os valores de negócios e expectativas. Por sua vez, a confiabilidade relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos, a fim de que eles possam administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.


ID
320179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à UML (unified modeling language).

Alternativas

ID
320182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei essa definição em uma monografia...

     

    Serviços podem ser classificados em “Serviços de utilidade”, “Serviços de Negócio” ou “Serviços de coordenação ou de processo”.
    Serviços de utilidade implementam funcionalidades gerais.
    Serviços de negócio implementam uma função específica do negócio.
    Serviços de coordenação ou de processo apoiam os processos de negócio.

     

    Fonte: http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc0006.pdf

  • Essa é do capítulo 31 do Sommerville.

    E provavelmente do livro do Thomas Erl também.