SóProvas


ID
3202300
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se que toda água potável é água doce. Provei a água que estava no pote de barro, é água doce. Provei a água que estava no pote de alumínio, é água salgada.


Do ponto de vista da lógica formal, a partir dessas afirmações é correto dizer que o pote de

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar esta questão? Não consegui compreender. Obrigada

  • A questão diz que " toda água potável é doce,"

    ou seja: toda água potável é necessariamente doce,

    mas o contrário nunca é verdade nesse caso, eu posso ter água doce que não é potável.

    "Provei a água que estava no pote de barro, é água doce."

    "Provei a água que estava no pote de alumínio, é salgada"

    A) barro contém água potável (não temos como afirmar isso, como disse anteriormente, ela pode ser doce mas não ser potável)

    B) barro contém água potável e o pote de alumínio não (também não podemos afirmar, é o mesmo erro da A)

    C) alumínio contém água doce ou contém água salgada (CERTO, é a única que podemos afirmar, já que ele falou no próprio enunciado que no pote de alumínio tem água salgada, e na conjunção "ou" basta que uma afirmação esteja certa para estar correto)

    D) alumínio não contém água salgada ou contém água potável (as duas orações do estão erradas, já que ele afirmou que no alumínio tem água salgada, e sabemos que também não tem água potável pq potável é necessariamente doce)

    E) barro não contém água potável (não temos como afirmar isso, pq se a água do pote de barro é doce, ela pode ou não ser potável)

    Espero ter ajudado

    Qualquer erro me avisem

  • em relação ao pote de alumínio não se pode afirmar nada

    uma vez que somente a água do pote de barro foi experimentada

    no entanto pode ser que contenha água salgada como doce e não podemos necessariamente afirmar que toda água doce seja potável!

  • Errei, mas, posteriormente, notei que era fácil rs. Vemos que no finalzinho do comando da questão, ela afirma que a água que estava no pote de alumínio era salgada. Sabemos que no conectivo OU basta ter 1 verdade para a premissa ser verdadeira, logo a resposta seria a alternativa C. vixx. o negócio é redobrar a atenção nas questões de lógica.

  • Mais uma maneira de cobrar uma coisa comum de forma diferente kkkkkkk...não sabia o que a questão queria, aí fiz os diagramas.Mas aí notei que tínhamos conectivos diferentes, ou seja, ainda que a afirmação fosse falsa, dependendo do conectivo poderia ser a resposta correta, é o caso da C.

    Alumínio contém água doce é (FALSO) OU contém água salgada (VERDADEIRO).

    Como o ''ou'' é pouco exigente, basta um verdadeiro para ele ser verdadeiro!

    Abraços!

  • alguém sabe explicar essa questão de outra forma? Não consigo compreender.

  • Queridos concurseiros, 

    Nao há como afirmar que a agua que consta no pote de barro é potavel, pois a questao nao da esse dado, explicando apenas que a toda água potável é água doce, POREM a questao da margem para que no pode possa ter agua DOCE mas que tambem possa nao ser potavel. 

    Para acertar a questão nao era necessario esse entendimento, bastava, apenas, que nos atentassemos para o final da alternativa C ou contém água salgada.", pois quando existe o conectivo OU é necessario que apenas 1 dos "lados" esteja correto para que a alternativa fique correta! Isto é, o lado direito esta correto( OU CONTEM AGUA SALGADA), visto que no proprio enunciado esta claro essa informação:Provei a água que estava no pote de alumínio, é água salgada."

     

  • Na disjunção, se uma das orações for verdadeira, a proposição composta será toda verdadeira.

    Sabe-se que toda água potável é água doce. Provei a água que estava no pote de barro, é água doce. Provei a água que estava no pote de alumínio, é água salgada.

    c) alumínio contém água doce (F) ou contém água salgada (V).

  • Chama o Menino Ne Y MAR na alternativa C.