-
Esta errada porque se refere ao período Burocrático. Questão sem pé e nem cabeça tirada do artigo:
http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo06REMS5.pdf
-
Evolução dos modelos de Gestão de Pessoas
Fase Tecnicista: Etapa em que a área de pessoal ganhou status de gerência e maior importância dentro das empresas. Dentre os principais avanços, tivemos a implementação e melhoria de processos de treinamento e desenvolvimento, de recrutamento e seleção, de higiene e segurança, etc. Deste modo, diz-se que a relação d«entre o capital e o trabalho ganhou maior qualidade nesta época.
Gabarito: Errado
-
Gabarito: ERRADO.
Refere-se, conforme Érica (QC) explicou, ao período Burocrático: "surgem os primeiros indícios da legislação trabalhista que temos atualmente, assim como os primeiros departamentos de pessoal, mesmo que centrados apenas na rotina de "apontamentos” de frequência, pontualidade, absenteísmo, registro de ponto e pagamento dos salários, que são atividades entendidas como contábeis". (http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo06REMS5.pdf)
Período Tecnicista: Entre as décadas de 1950 e 1965, embora ainda em nível operacional-tático, aparece o papel de gerente de pessoal, com responsabilidades para recrutar e selecionar, treinar, descrever cargos e salários, cuidar da higiene e segurança no trabalho, e outros.
-
-
Períodos (fases) da Gestão de Pessoas:
Contábil (até 1930) - preocupação apenas com os custos (acredito que a questão está se referindo a esse período).
Legal (1930 a 1950) - criação da CLT
Tecnicista (1950 a 1965) - preocupação com seleção, treinamento, benefícios...
Administrativa (1965 a 1980) - forte presença sindical.
Estratégica (1980 aos dias atuais) - preocupação com o planejamento; gestão de pessoas passa a fazer parte do nível institucional.