algumas técnicas que podem ser utilizadas para a definição das “competências necessárias”:
Análise documental: consiste na análise dos documentos que compõem o planejamento estratégico da organização (por exemplo: missão, visão, objetivos organizacionais, etc.)
Entrevista: essa técnica consiste em selecionar e entrevistar os funcionários que possuem um “maior conhecimento geral” da organização, com o objetivo de identificar as competências relevantes à organização
Questionário: trata-se da técnica mais utilizada para realizar o mapeamento de competências. Através de questionários, os “respondentes” avaliam o grau de importância/relevância das competências apresentadas no questionário, de acordo com determinado contexto ou estratégia organizacional.
Observação: trata-se de observar o trabalho dos funcionários, com o objetivo de identificar as competências dos indivíduos e aferir a importância dessas competitivas para o atingimento dos resultados esperados.
Grupo focal: quando o pesquisador e os funcionários não dispõem de tempo para entrevistas individuais, a alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também chamada de grupo focal. Nessa técnica, o entrevistador atua como “moderador”, estimulando e coordenando a discussão dos participantes.