-
Também conhecido como linear ou linha de produção, envolve localizar os recursos produtivos transformadores, segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.
Vantagens do arranjo físico por produto:
-
Gabarito Errado
O arranjo físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização, ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa. O seu objetivo é permitir o melhor desempenho dos colaboradores e dos equipamentos, de forma que o trabalho flua de maneira simples e fácil.
-
A definição da questão é do leiaute funcional ou por processo em que os equipamentos estão em locais definidos e parados, enquanto os produtos se movimentam pelos postos de trabalho.Entretanto, as máquinas são divididas de acordo com a atividade realizada, e não com a montagem., muito utilizada em produtos por encomendas e em pequenas quantidades com produção flexível
-
Gabarito Errado
Arranjo físico LINEAR: utilizado quando os equipamentos/materiais são dispostos em uma mesma seção, conforme a sequência das operações. Utilizado quando o produto é padronizado e não há modificações.
-
ERRADO
-
Flexibilidade não combina com Arranjo Linear - PADRONIZADO.
-
ERRADO
Para melhor lembrar, é só lembrar do layout de uma LINha de produção de automóveis.
As tarefas são praticamente repetitivas e pontuais. Lembram do filme ''Tempos Modernos'', de Charles Chaplin? hahaha. Não há flexibilidade. É o mesmo movimento e trabalho o tempo todo.
-
Pelo contrário, grandes produções
-
O arranjo físico linear é também conhecido como layout linear. Nesta organização de layout, as máquinas são alocadas de acordo com a consequência de fabricação do produto, dispostas uma após a outra em forma de linha de produção, tornando acessível o processo de manipulação de materiais, ou seja, o material se desloca enquanto as máquinas permanecem fixas (WELLER, 2002).
O arranjo físico linear ou por produto é caracterizado pelo posicionamento de equipamentos de acordo com a sequência de produção. É o melhor arranjo físico quando se deseja atingir grande volume de produção e pequena variedade, conseguindo assim economia de escala.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_tn_sto_177_010_22536.pdf