SóProvas


ID
3205576
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Quatro Barras - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Livro “A Hora do Lanche” avalia merendas pelo mundo

   _______________ seja recomendada a presença de verduras nas merendas, as escolas indianas dependem muito do custo governamental, que é bastante precário, e logo não dispõem de recursos financeiros para comprá-las. Conhecido como dal, esse prato de lentilha, ervilha ou grão de bico cozido, é uma das refeições mais comuns na Índia, rico em proteína, ferro e fibras, e ideal para os indianos que seguem a religião hinduísta e não comem carnes.
    A sopa colorida chama-se borsch e a cor intensa vem da beterraba, rica em fibras e excelente fonte de nutrientes. A kasha é um mingau feito de trigo ou outros cereais, como farinha e aveia, temperado com sal, manteiga e cebola frita. O pão está sempre presente no prato dos russos, que chegam a comer em média 60 kg de pão por ano.
    Não há programa de merenda escolar no México, por isso as crianças comem o que trazem de casa. Batata chips é um petisco comum entre os alunos, sendo acompanhada – pela maior parte das crianças – por refrigerante. Poucas escolhem algo mais saudável, como frutas, sanduíche natural e suco. Não é à toa que 1/3 das crianças em idade escolar estão com sobrepeso ou obesas.
    As cenouras são o segundo legume predileto dos ingleses, e são cultivadas no próprio país. Rosbife ou carne assada com molho é a receita do prato tradicional inglês. O yorkshire pudding é um bolinho assado e depois frito, que era servido de acompanhamento para reforçar o jantar das famílias mais pobres, e hoje alunos ingleses de baixa renda podem comer de graça nas escolas.

(Adaptado de: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2015/08/livro-hora-do-lanche-avalia-merendas-pelo-mundo.html)  

As palavras dal, borsch e kash estão em itálico com a finalidade de: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    "kasha" ⇢ é um prato de cereais cozidos, muito popular na Rússia e países vizinhos. (wiki)

    "borsch" ⇢ é uma sopa de vegetais que tem como ingrediente a beterraba. (wiki)

    Logo, temos duas palavras estrangeiras muito popular na Rússia.

  • GABARITO: LETRA E

    ? [...] conhecido como dal, esse prato de lentilha, ervilha ou grão de bico cozido, é uma das refeições mais comuns na Índia, rico em proteína, ferro e fibras, e ideal para os indianos que seguem a religião hinduísta e não comem carnes. A sopa colorida chama-se borsch e a cor intensa vem da beterraba, rica em fibras e excelente fonte de nutrientes. A kasha é um mingau feito de trigo ou outros cereais, como farinha e aveia, temperado com sal, manteiga e cebola frita. 

    ? Temos um dos usos do itálico, o qual é marcar o estrangeirismo das palavras, temos referência a um prato indiano e logo após dois pratos típicos da Rússia.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Em tipografia, os tipos itálicos são fontes cursivas cujo desenho das letras minúsculas baseia-se numa estilizada forma caligráfica. Devido à influência da caligrafia, esses tipos podem inclinar-se ligeiramente para a direita. A forma das letras difere da forma das letras romanas.>>O itálico, a caligrafia de traços ligeiramente inclinados à direita, é um dos três procedimentos básicos — ao lado das maiúsculas e das aspas — empregados para indicar que uma palavra ou grupo de palavras tem um sentido especial.

    É usado tanto para dar ênfase quanto para advertir o leitor de que uma palavra ou frase pode não lhe ser familiar, seja por ser estrangeira ou por fazer parte de uma grupo de gírias ou expressões específicas: "supervisionaremos o merchandising da empresa" ou "é preciso ler o documento ab integro".>>Pode ser, também, usado para destacar um título de obra — um nome de livro, um filme, peça de teatro ou de um álbum de música, por exemplo.

  • É válido lembrar que as aspas podem substituir o itálico na função de representar um estrangeirismo.

  • MANO EU ERREI. HAHAHAHAHAHHA