SóProvas


ID
3205582
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Quatro Barras - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Livro “A Hora do Lanche” avalia merendas pelo mundo

   _______________ seja recomendada a presença de verduras nas merendas, as escolas indianas dependem muito do custo governamental, que é bastante precário, e logo não dispõem de recursos financeiros para comprá-las. Conhecido como dal, esse prato de lentilha, ervilha ou grão de bico cozido, é uma das refeições mais comuns na Índia, rico em proteína, ferro e fibras, e ideal para os indianos que seguem a religião hinduísta e não comem carnes.
    A sopa colorida chama-se borsch e a cor intensa vem da beterraba, rica em fibras e excelente fonte de nutrientes. A kasha é um mingau feito de trigo ou outros cereais, como farinha e aveia, temperado com sal, manteiga e cebola frita. O pão está sempre presente no prato dos russos, que chegam a comer em média 60 kg de pão por ano.
    Não há programa de merenda escolar no México, por isso as crianças comem o que trazem de casa. Batata chips é um petisco comum entre os alunos, sendo acompanhada – pela maior parte das crianças – por refrigerante. Poucas escolhem algo mais saudável, como frutas, sanduíche natural e suco. Não é à toa que 1/3 das crianças em idade escolar estão com sobrepeso ou obesas.
    As cenouras são o segundo legume predileto dos ingleses, e são cultivadas no próprio país. Rosbife ou carne assada com molho é a receita do prato tradicional inglês. O yorkshire pudding é um bolinho assado e depois frito, que era servido de acompanhamento para reforçar o jantar das famílias mais pobres, e hoje alunos ingleses de baixa renda podem comer de graça nas escolas.

(Adaptado de: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2015/08/livro-hora-do-lanche-avalia-merendas-pelo-mundo.html)  

No terceiro parágrafo do texto, a palavra que pode ser adicionada depois de poucas, sem alterar o sentido, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "sendo acompanhada – pela maior parte das crianças – por refrigerante. Poucas (crianças) escolhem algo mais saudável, como frutas, sanduíche natural e suco. Não é à toa que 1/3 das crianças em idade escolar estão com sobrepeso ou obesas."

    O termo já está retornando "crianças".

  • GABARITO: LETRA C

    ?  Não há programa de merenda escolar no México, por isso as crianças comem o que trazem de casa. Batata chips é um petisco comum entre os alunos, sendo acompanhada ? pela maior parte das crianças ? por refrigerante. Poucas escolhem algo mais saudável, como frutas, sanduíche natural e suco. Não é à toa que 1/3 das crianças em idade escolar estão com sobrepeso ou obesas.

    ? Observa-se que o pronome indefinido é substantivo e substitui o termo a que se refere "crianças" (poucas crianças escolhem algo mais saudável).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A resposta é a letra C, mas se você perceber direitinho altera algumas coisas sim. Nesse trecho "Batata chips é um petisco comum entre os alunos, sendo acompanhada – pela maior parte das crianças – por refrigerante". Poucas (Crianças) escolhem algo mais saudável, como frutas, sanduíche natural e suco. O sentido da frase antes de ser alterada era de que poucas/algumas crianças comiam alimentos naturais. No momento da substituição, interpreta-se que todas ou a maioria das crianças alimentavam-se saudavelmente. Isso contradiz o que foi citado antes. Me corrijam se eu estiver errado.

  • O período anterior está falando das crianças, então fica subentendido esse termo no texto.

  • com umas questões dessas fica fácil ser servidor público kk

  • podia cair dessas na pcpr kkkk utopia

  • sério?

  • Esse pessoal que acha que uma questão fácil define o perfil da banca ou de uma prova em sua totalidade... kkk

    Até cespe/fcc tem questões mais fáceis do que essa...

  • Poucas (crianças)

    GAB. C

  • A BANCA REALMENTE E A MESMA DA PC PR , MAS NÃO QUER DIZER QUE AS QUESTÕES DA PROVA SERÁ DESSE NÍVEL

  • isso nem chega a ser uma questão kkkkkkkkkk (nível criança) rss

  • Nao se iludam crianças kkkkk

  • A questão é compatível com o nível de escolaridade cobrado para o concurso em que foi aplicada: fundamental. Para PM - PR (médio) e PC - PR (superior), acredito que a banca seguirá o mesmo molde dessa questão, porém, com um texto mais complexo, alternativas menos óbvias e termos mais rebuscados. O molde é o mesmo, podem comparar com outras provas de outros níveis, permanece o modelo, mas aumenta a dificuldade de interpretação e análise dos textos.

  • Gente, a questão é de nível fundamental. Menos, bem menos!
  • quem está debochando da banca eu já consigo até visualizar a ufpr com aquela risada de bruxa. sabem de nada inocente kkkkk
  • Não duvidem, garanto que há pessoas que errariam essa questão por descontrole emocional

  • Observa-se que o pronome indefinido é substantivo e substitui o termo a que se refere "crianças" (poucas crianças escolhem algo mais saudável).

    gab: C

    força, guerreiros!

  • É no mínimo ingenuidade da pessoa que está estudando torcer pra cair uma questão fácil dessas na prova.

    Beleza, você vai acertar a questão, mas esquece que o "seu Zé", que não estudou nem um décimo do que você estudou, também vai acertar.

    Aí você pensa: considerando que vou acertá-la, uma questão dessas não pode me prejudicar. ERRADO!

    No lugar dela podia ter vindo uma questão difícil e que você, por ter estudado, teria uma alta probabilidade de acertar, e o "seu Zé", que não estudou, teria uma baixa probabilidade de acertar.

    Ou seja, quanto mais questões fáceis caírem na prova, menos margem pra você demonstrar que está mais preparado. Consequentemente, mais dependente da sorte será o resultado da classificação final.

  • Senti até vergonha de clicar no botão

  • Poucas CRIANÇAS. É um zeugma. A palavra crianças está subentendida para evitar a repetição.