A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas que auxiliam na gestão das organizações. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla a ferramenta que indica a importância relativa das variáveis de um problema e sinaliza o quanto cada uma destas variáveis compõe, em termos percentuais, o problema geral.
A - incorreta. MRP II se trata de um aprimoramento do MRP. Como os sistemas originais do MRP não consideravam corretamente todas as restrições de capacidade do sistema produtivo, vem o MRP II para fazer essas correções.
B - incorreta. O Kanban é uma das técnicas utilizadas para o alcance do que almeja a filosofia Just In Time. Vale destacar que o Kanban não é sinônimo do JIT, mas um instrumento que usa os conceitos do JIT como filosofia.
A palavra Kanban (de origem japonesa) significa cartão. A técnica consiste em reduzir "os tempos de partida de máquina e os tamanhos dos lotes e produzir apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda", (DIAS, 2018, p. 137).
C - incorreta. O Diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras sobre o eixo horizontal do gráfico.
D - correta. DIAGRAMA DE PARETO: é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.
Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.
E - incorreta. Diagrama de afinidades é uma ferramenta que busca agrupar ideias, opiniões e informações segundo a afinidade que possuem entre si.
Tendo visto as opções apresentadas, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.