SóProvas


ID
3206719
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


As mesmas motivações dos atentados em Christchurch produziram o ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, no dia 13 de março último.

Alternativas
Comentários
  • O ataque à mesquita de Christchurch na Nova Zelândia teve motivações xenofóbicas. O autor do ataque era contra a presença de imigrantes muçulmanos no país. Em sua conta do Twitter, o atirador compartilhou várias postagens de cunho xenófobo, qualificando os imigrantes como invasores. O ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, não teve motivações xenofóbicas. O principal motivado apurado pela polícia é de que o ataque teve relação com o bullyng sofrido pelos dois atiradores quando frequentavam a escola.

    GAB. E

  • Graves atentados são eventos de grande repercussão midiática e constantemente abordados em provas. O atentado na Nova Zelândia chamou atenção devido a natureza tranquila dessa nação da Oceania. 

    Análise da afirmativa:

    O ataque a escola de Suzano foi motivado pela prática de bullying  entre alunos, enquanto o da Nova Zelândia foi realizado por um terrorista de extrema direita australiano que atacou uma mesquita com motivação xenófoba. Afirmativa errada.  


    Gabarito do professor: Errado.