SóProvas


ID
320737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito das arquiteturas de computadores RISC e CISC, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  PROCESSADORES HÍBRIDOS 

        Após a criação da arquiterura RISC com um menor número de instruções e uma melhor performance,essa arquitetura não foi utilizada puramente.Isso ocorreu porque na época  as empresas investiram bilhões de dólares em softwares que eram executados em arquitetura CISC.

        E como uma possível mudança de arquitetura , CISC para RISC, iria resultar em um disperdício enorme de dinheiro, a Intel fez uma aglomeração das duas arquiteturas, surgindo assim a arquitetura híbrida. As melhorias e inovações trazidas pela arquitetura Híbrida foram as seguintes:

        *Possibilitou uma melhor compatibilidade de software e hardware.

        *Estabilizou o custo das máquinas e software 

        *Ampliou a possibilidade de construção de hardware e software em diferentes linguagens e modos

        *Aumentou a capacidade de processamento  

    http://knol.google.com/k/arquitetura-risc-cisc-e-h%C3%ADbrida#PROCESSADORES_H(C3)(8D)BRIDOS
  • caraca, tinha que escolher a mais correta atualmente?
  •     a) Os computadores que implementam simultaneamente as arquiteturas RISC e CISC dispõem de processadores híbridos: um núcleo RISC executa instruções mais simples, enquanto instruções mais complexas são interpretadas na arquitetura CISC. (correto)

        b) Na arquitetura RISC, é realizada mais de uma instrução em um ciclo de relógio. (Falso. cada instrução é realizada em um a mais ciclos de clock. A unica coisa que se poderia argumentar é: esta arquitetura poderia ser RISC e ainda sim possuir um pipelining, mas mesmo neste cenário, não mais que uma instrução seria terminada por ciclo de clock)

        c) A arquitetura CISC utiliza intensamente microcódigos que interpretam cada micro-operação de uma instrução. (Cada instrução é interpretada por microcódigo)

        d) Para melhoria de desempenho, a arquitetura CISC utiliza o princípio de paralelismo na execução de instrução, de forma a melhor explorar a técnica pipelining. (A técnica de pipelining é a possibilidade de a CPU executar uma instrução em cada um de seus estágios)

        e) A abordagem RISC permite a simplificação de compiladores, uma vez que é mais simples gerar uma sequência de instruções de máquina a partir de instruções semelhantes a comandos de alto nível. (Falso. A arquitetura RISC, exatamente por ser simplificada, deixa a obrigação de lidar com instruções mais complexas com o compilador)
  • Acho a questão muito controversa, vou bater ponto a ponto.
    a) Os computadores que implementam simultaneamente as arquiteturas RISC e CISC dispõem de processadores híbridos: um núcleo RISC executa instruções mais simples, enquanto instruções mais complexas são interpretadas na arquitetura CISC.  - OK, processadores Intel utilizam esse tipo de organização.
    b) Na arquitetura RISC, é realizada mais de uma instrução em um ciclo de relógio - Errada. Esse é um dos princípios e objetivo da arquitetura RISC. Isso, porém, não é fato na prática. Há processadores que se aproximam muito dessa taxa, mas, de fato, a maioria dos RISCs não tem como garantir essa taxa de 1:1 (ainda).
    c) A arquitetura CISC utiliza intensamente microcódigos que interpretam cada micro-operação de uma instrução.- Talvez? A redação é confusa, mas é sabido que CISC utiliza (intensamente) microcódigos, implementado por software. As instruções são transformadas em microinstruções e interpretadas pelo microcódigo (talvez ai o erro).
    d) Para melhoria de desempenho, a arquitetura CISC utiliza o princípio de paralelismo na execução de instrução, de forma a melhor explorar a técnica pipelining. - OK. O paralelismo a nível de instrução é possível tanto em máquinas RISC quanto CISC. Pipelining é uma forma de pseudo-paralelismo (pois é apenas uma "simulação") no nível de instrução. Fortemente utilizado em RISC (para atingir o que tá no item b) e em CISC. Processadores Intel (CISC) possuíam 14 estágios de pipelining e utilizavam a técnica conhecida por superpipelining.
    e) A abordagem RISC permite a simplificação de compiladores, uma vez que é mais simples gerar uma sequência de instruções de máquina a partir de instruções semelhantes a comandos de alto nível.- Errada. RISC aumenta a complexidade dos compiladores, devido às suas instruções muito simples. Também está errada ao dizer que assemelha a comandos alto nível, pelo contrário, são instruções simplificadas, bem proximas de hardware, ou seja, baixo nível.
  • A explicação do Yuri ficou confusa.
    Ele afirma q esta errado afirmar q na arquitetura RISC há mais de uma instrução em um ciclo de relógio.
    E no comentario da letra D, afirma q o pipeline eh fortemente utilizado no RISC para atingir o que tá no item b, ou seja,
    a realizacao de mais de uma instrução em um ciclo de relógio.
    Afinal, Yuri, o q vc quis dizer?