SóProvas


ID
320746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o método secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do servidor primário. Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método secundário ativo.

Alternativas
Comentários
  • Mais um erro involvendo o conceito de arquiteturas paralelas
    "multiprocessamento simétrico" Não é o descrito no enunciado. SMP (symmetric multiprocessors) são processadores que compartilham a mesma memória secundária.


    O enunciado descreve um cluster hot-standby

        a) Caso seja definido que cada servidor utilizará apenas os seus próprios discos, os dados não precisam precisam ser copiados entre os sistemas.

        b) O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, além da função de assumir o processamento no caso de falha do servidor primário. (correto, mas as boas práticas NÃO recomendam esta utilização. As tarefas extras mais as tarefas do cluster principal podem exceder a capacidade da máquina, o que iria tornar a solução de redundância inútil)

        c) O gerenciamento do cluster não é simples, uma vez que o servidor secundário está indisponível para outras tarefas de processamento.

        d) Mesmo quando cada servidor usa apenas os seus próprios discos, o método secundário ativo não exige o gerenciamento do equilíbrio, entre os servidores, das requisições vindas dos clientes. (Ou pelo menos um desvio das requisições em caso de falha)

        e) Caso seja definido que vários computadores compartilharão os mesmos discos ao mesmo tempo, não é necessário gerenciar bloqueios de acesso aos dados dos servidores.
  • Obrigado pelo esclarecimento, achei muito estranho também citarem SMP.
  • GABARITO B!

    .

    .

    QUASE A MESMA JUSTIFICATIVA DE UMA QUESTÃO DA MESMA PROVA:

    O cluster ativo/passivo geralmente contém dois nós idênticos. As instâncias das aplicações de base de dados são instaladas em ambos os nós, mas a base de dados está localizada no armazenamento partilhado. Durante a operação normal, a instância da aplicação de base de dados é executada somente no nó ativo. No caso de uma falha do sistema ativo principal, o software de clustering vai transferir o controle do subsistema de disco para o sistema secundário. Como parte do processo de failover, a instância da aplicação de base de dados no nó secundário é iniciada, retomando assim o serviço.