-
GABARITO LETRA --E
Nessa questão era importante saber que a teoria se refere a DOIS FATORES .Um deles é o fator HIGIÊNICO ou INSATISFACIENTE, esse fator não motiva o funcionário, quando positivo apenas previne a insatisfação, são exemplos, salário, ambiente físico, políticas da empresa, supervisão etc...
Por outro lado, os fatores MOTIVACIONAIS quando propiciados ao funcionário o motivam, a saber, realização, reconhecimento, autonomia, aprendizado ,desafio é o que te motiva etc...
O CONTRÁRIO DE MOTIVADO É NÃO MOTIVADO.
O CONTRÁRIO DE INSATISFEITO É NÃO SATISFEITO.
Fonte: aulas da professora Giovanna Carranza e os próprios colegas do Q concursos.
-
Complementando o comentário do colega.
Fatores Higiênicos são aqueles relacionados ao ambiente de trabalho (são extrínsecos/profiláticos). Estão fora do controle da pessoa.
Fatores motivacionais são aqueles relacionados com o trabalho em si (são intrínsecos). Estão sob o controle do indivíduo.
-
Errei pq achei estranho a questão de dizer que está sob controle do indivíduo.
-
Gab; E
Fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Motivação é algo intrisicas do homem
Fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Os fatores higiênicos são FATORES EXTRÍNSICOS
-
O oposto de SATISFAÇÃO é a NÃO-SATISFAÇÃO.
Se os fatores motivacionais intrínsecos estiverem ausentes, geram a não-satisfação, isto é, evitam a satisfação.
-
-
Gab letra E
A) higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são ótimos, provocam a satisfação.
Os fatores higiênicos quando são ótimos apenas evitam a insatisfação
B) higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são precários, apenas evitam a satisfação.
Quando são precários geram insatisfação.Por isso, são chamados de fatores insatisfacientes.
C) higiênicos estão sob o controle do indivíduo, relacionados com aquilo que ele faz e desempenha, e, quando são precários provocam insatisfação.
Os fatores higiênicos não estão sob o controle do individuo. Quando são precários provocam insatisfação.
Ex.>> Empresa congela salários ou atrasa o pagamento, Logo se vê que o funcionário não tem controle sobre os fatores higiênicos.
Alem do mais, são os fatores motivacionais que estão relacionados com aquilo que o funcionário faz suas tarefas e deveres, por exemplo.
D) motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha, e, quando são precários, provocam insatisfação
Quando são precários provocam ausência de satisfação. Por isso, são chamados de fatores satisfacientes.
-
Bela questão com texto bem melindroso
b)No que se refere à administração de pessoas, a teoria dos dois fatores de Herzberg afirma que os fatores higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são precários, gera a INsatisfação.
-
- Os fatores motivacionais por si só não podem gera insatisfação, no máximo "não satisfação".
- Os fatores higiênicos por si só não podem gera satisfação, no máximo "não insatisfação".
Gabarito Letra E;
3F's ✔