SóProvas


ID
320803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às transmissões PLC (Power Line Communications) e às redes sem fio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) inverteu os conceitos

    b) na verdade CSMA/CD e PCF sao dois metodos para acesso a camada MAC.

    c) pt.wikipedia.org/wiki/PLC#Equipamentos

    d) en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth . Sete dispositivos

    e) pt.wikipedia.org/wiki/PLC . Trabalha na camada 2
  • A tecnologia Power Line Communication (PLC) permite transmissões de sinais por onda portadora em redes de distribuição de energia. É mais uma opção de conectividade em banda larga, além dos sistemas wireless, de satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.
    O PLC transforma a rede elétrica de prédios e residências em uma LAN, convertendo cada tomada de energia também em pontos de voz e dados. Roteadores são instalados junto aos transformadores de energia das ruas e, na entrada dos prédios, um decodificador, semelhante aos modens, separa a corrente elétrica dos sinais de voz, dados e Internet. As taxas de transmissão podem chegar a 14 Mbps dependendo da quantidade de usuários conectados.

    A tecnologia PLC oferece um largo espectro de aplicações, desde acesso à Internet em Banda Larga, telefonia, tele-controle, serviços de controle de eletrodomésticos, serviços audiovisuais, segurança predial. Devido as capacidade da tecnologia no transporte e capilaridade já instalada de rede, também estão surgindo propostas de evolução de serviços atuais utilizando exatamente estes diferenciais.
    Existem dois tipos de rede PLC:
    A primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede elétrica interna de um apartamento ou de um prédio;
    A segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica.
    A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.
    A tecnologia também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade não assíncrona, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.
  • As LANs sem fio (padrão 802.11) podem operar em duas configurações: com e sem uma estação-base (Access Point - AP).
    Os dois modos de operação são:
    DCF (Distributed Coordination Function - função de coordenação distribuída), também chamada "Ad Hoc" - não usa nenhum controle central, nesse caso, para tratar as colisões, é utilizado o protocolo CSMA/CA.
    PCF (Point Coordination Point - função de coordenação de ponto) também chamada "rede de infraestrutura"- a estação-base efetua o polling das outras estações, perguntando se elas têm algum quadro a enviar. A ordem de transmissão é totalmente controlada pela estação-base. Não ocorre nenhuma colisão.
    Fonte: Redes de Computadores - Andrew S. Tanembaum - 4ª edição - páginas 315 a 318.
  • Complementando os comentários sobre a alternativa "a":

    BSS (Basic Service Set) é uma rede sem fio com access point e computadores, da forma como conhecemos;
    IBSS (Independent Basic Service Set) é uma rede sem fio ad-hoc (sem um acess point central);
    ESS (Extended Service Set) é uma rede com um ou mais BSS interligados aparentando para os clientes como se todo o conjunto fosse uma única rede. Acontece quando pontos de acesso são configurados para operar em conjunto.

    Já respondi algumas questões por aí onde era necessário que o candidato soubesse desses importantes conceitos.
  • IBSS - Infraestruture Basic Service Set,  é somente uma BSS com modo de operação do ponto de acesso ligado a outra rede, exemplo internet.
  • Segundo Forouzan (p. 429) e Kurose (p. 403), o bluetooth admite até 8 dispositivos/estações.