A Carta enviada por Karl Marx a Abraham Lincoln apresentava o ponto em comum aos dois: ambos eram a favor da libertação dos escravos. A carta tem como cenário a Guerra Civil Americana que colocava em confronto Estados do Norte e do Sul, em um contexto totalmente polarizado. Não há a ideia de “centro". Tal polarização tem como um dos temas a abolição do escravismo .
A questão solicita que seja assinalada a alternativa que está adequada ao contexto histórico espaço-temporal da carta
A) CORRETA – A Guerra Civil Americana tem com causa a divergência entre os Estados do Norte e do Sul. Os Estados do Norte estavam se industrializando e necessitavam de mão de obra livre e assalariada para retro alimentar a lógica do consumo. Os Estados do Sul, que são monocultores exportadores de produtos agrícolas, necessitam da mão de obra escrava para continuar produzindo. O ganho destes produtores era dado, entre outros fatores, pelo baixo custo da mão de obra a longo prazo. Os sulistas fizeram um movimento no qual se auto proclamaram independentes para manterem a sua base escravocrata. Tal polarização ocasionou o início do conflito.
B) INCORRETA - A Associação Internacional dos Trabalhadores, mais conhecida como Primeira Internacional, representava a classe operária. Ela tinha caráter socialista. Sua proposta era revolucionária portanto, não poderia ser representante de “setores da pequena burguesia democrática."
C) INCORRETA - Marx acreditava que a “escravidão" do proletariado era a base da indústria burguesa. Lincoln acreditava na necessidade de uma mão de obra livre e assalariada, para que houvesse mercado consumidor. Apesar de ambos serem a favor do fim da mão de obra escrava, as motivações são completamente distintas. Lincoln não tinha nenhuma ligação com a esquerda marxista.
D) INCORRETA – Entre a direção da AIT não havia consenso sobre a participação em eleições. Bakunin não era favorável a participação em processos eleitorais que, segundo ele, fazem parte do Estado burguês. Marx acreditava que deveria se participar de eleições, pois reformas parciais reforçariam a luta do operariado.
E) INCORRETA – A reeleição de Abraham Lincoln ocorreu em todos os estados do Norte e nos confederados Louisiana e Tennessee. Lincoln venceu facilmente. Alguns estados permitiram que soldados em campo de batalha pudessem votar mas, o voto não era universal e independente de posição social, econômica e étnica.
RESPOSTA: A