SóProvas


ID
3211978
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3

O Rato Cidadão e Montesinho


      Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.

      Disse o Cidadão ao outro: – Por certo, compadre, tenho dó de ti, e da pobreza em que vives. Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico e vieram ambos a uma casa grande e rica, e entrados na despensa, estavam comendo boas comidas e muitas, quando de súbito entra o despenseiro, e dois gatos após ele. Saem os Ratos fugindo. O de casa achou logo seu buraco, o de fora trepou pela parede dizendo:

      Ficai vós embora com a vossa fartura; que eu mais quero comer raízes no campo sem sobressaltos, onde não há gato nem ratoeira. E assim diz o adágio: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.

      Moral da história: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.

Fonte: http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Em ?[...] comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.?, a palavra em destaque significa uma fruta que os ratos comeram, além de terem comido outras coisas do campo, ervas e raízes ? incorreto, refere-se que os dois ratos comeram (ambos ? os dois).

    B) Em ?Disse o Cidadão ao outro: ? Por certo, compadre, tenho dó de ti, e da pobreza em que vives.?, o termo em destaque é a possível forma como o rato da cidade era conhecido e foi mencionado no texto ? correto, o título denuncia a resposta "O Rato Cidadão e Montesinho".

    C) Montesinho resolveu ir para a cidade a convite de seu compadre para fazer uma rápida visita, mas, chegando à sua casa, também rapidamente resolveu ir embora ? incorreto, foi à cidade convidado para morar e lá ficar.

    D) O provérbio ?Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.?, ensina que uma pessoa magra que vive na natureza é mais saudável do que um gordo que come de tudo acreditando que, por se alimentar bastante, está sendo bem alimentado e aproveitando vários nutrientes ? incorreto, leva-nos a pensar na nossa vida cotidiana, que muitas vezes mais vale estarmos com que temos do que procurarmos ou nos arriscarmos em coisas que não conhecemos.

    E) Montesinho, ao dizer ?[...] eu mais quero comer raízes no campo [...]?, sentiu saudades da comida do campo, e, por isso, quis voltar ? incorreto, sentiu medo da situação que vivera.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Moral da história: mais vale ser um caipira sossegado do que um playboy estressado.

  • A resposta está no título O.Õ

  • Atentar que “cidadão” está em maiúsculo, denunciando ser “nome próprio” para o rato da cidade.