- ID
- 3212641
- Banca
- INSTITUTO AOCP
- Órgão
- Prefeitura de Pinhais - PR
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Texto 2
11 de setembro de 1991
Querido amigo,
Eu não tenho muito tempo porque meu professor de inglês avançado me deu um livro para ler e gosto de ler os livros duas vezes. Por acaso, o livro é O sol nasce para todos (To kill a mockingbird). Se você ainda não leu, acho que deve, porque é muito interessante. O professor me disse para ler alguns capítulos de cada vez, mas eu não gosto de ler os livros dessa forma. Leio logo metade dele na primeira vez.
Mas eu estou escrevendo porque vi meu irmão na televisão. Normalmente não gosto muito de esportes, mas essa foi uma ocasião especial. Minha mãe começou a chorar, e meu pai colocou o braço em seu ombro, e minha irmã sorriu, o que é engraçado, porque meu irmão e minha irmã sempre brigam quando ele está por aqui.
Mas meu irmão mais velho estava na televisão, e até agora foi a melhor coisa que aconteceu em minhas duas semanas de escola. Sinto muita falta dele, o que é estranho, porque nós nunca conversamos muito quando ele está aqui. Nós não conversamos nunca, para ser sincero.
Eu diria a você em que posição ele joga, mas, como eu já lhe disse, gostaria de ser anônimo para você. Espero que você entenda.
Com amor,
Charlie
Stephen Chbosky. As vantagens de ser invisível.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Se é verdade que um texto dissertativo deve primar pela clareza e exatidão, há outros em que a obscuridade e eventuais contradições podem ser consideradas como virtudes. O texto 2, por exemplo, faz uso dessa ferramenta estilística ao
I. não explicar com clareza que o desprezo do remetente por esportes faz com que ele não saiba dizer em que posição seu irmão joga.
II. citar o abraço dos pais como um símbolo do apreço que eles sentem dos filhos.
III. se valer de certas ações no presente que parecem contradizer ou problematizar determinadas lembranças.