SóProvas


ID
3213898
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre avaliações psicológicas com suas caracterizações e suas definições.
( ) A extensão da atividade de avaliação psicológica na prática profissional dos psicólogos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação e pretender defini-la por sua finalidade, dado que essa atividade pressupõe a construção de um conhecimento.
( ) Procedimentos de avaliação psicológica destinados à seleção de profissionais para ocupação de cargos nas empresas, nos concursos públicos e na obtenção de carteira nacional de habilitação (CNH) são comumente nomeados de psicodiagnósticos.
( ) No psicodiagnóstico podem ser utilizadas técnicas diversas, de modo conjugado ou independente, uma vez que a pluralidade de informações é elemento importante no seu desfecho, como também no prognóstico decorrente do procedimento aplicado.
( ) Exames psicológicos na área do trânsito são comumente denominados de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizavam tais exames antes da existência oficial da profissão de psicólogo no Brasil.
( ) A avaliação de fenômenos e processos psicológicos e a investigação de características dos padrões comportamentais humanos se respaldam, fundamentalmente, desde seus primórdios, no conceito de inconsciente, ou seja, daquilo que se busca explicitar mediante a investigação realizada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    (V ) A extensão da atividade de avaliação psicológica na prática profissional dos psicólogos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação e pretender defini-la por sua finalidade, dado que essa atividade pressupõe a construção de um conhecimento. A assertiva diz respeito à definição do processo de avaliação psicológica como atividade que produz conhecimento e auxilia o psicólogo na tomada de decisão.

    (F) Procedimentos de avaliação psicológica destinados à seleção de profissionais para ocupação de cargos nas empresas, nos concursos públicos e na obtenção de carteira nacional de habilitação (CNH) são comumente nomeados de psicodiagnósticos. Psicodiagnóstico é modalidade de avaliação psicológica utilizada com propósitos clínicos.

    (V) No psicodiagnóstico podem ser utilizadas técnicas diversas, de modo conjugado ou independente, uma vez que a pluralidade de informações é elemento importante no seu desfecho, como também no prognóstico decorrente do procedimento aplicado. É prerrogativa do psicólogo escolher a metodologia para o processo de avaliação. No entanto, é preferível utilizar mais de um instrumento e considerar o contexto em que o indivíduo se insere. Assim, a pluralidade de informações coletadas auxilia em uma tomada de decisão mais precisa e correta.

    (V) Exames psicológicos na área do trânsito são comumente denominados de psicotécnicos, especialmente em razão da associação com o trabalho dos técnicos que realizavam tais exames antes da existência oficial da profissão de psicólogo no Brasil. A assertiva é autoexplicativa.

    (F) A avaliação de fenômenos e processos psicológicos e a investigação de características dos padrões comportamentais humanos se respaldam, fundamentalmente, desde seus primórdios, no conceito de inconsciente, ou seja, daquilo que se busca explicitar mediante a investigação realizada. A assertiva confunde o caráter investigativo da avaliação psicológica com o termo 'inconsciente'.