SóProvas


ID
3214471
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere a hipótese de um jornalista, que trabalha em um jornal da cidade, ser aprovado em um concurso realizado pela prefeitura. Esse profissional resolve continuar trabalhando no periódico e na prefeitura. Essa situação, levando em consideração o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,

Alternativas
Comentários
  • O jornalista NÃO PODE:

    -realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas.

    -

    Bons estudos! =)

  • Essa é um tema complicado, pq já houve outras questões em que o gabarito foi que não havia problema em o jornalista trabalhar tanto em uma empresa particular quanto em um órgão público, conquanto que ele não realize cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha. Afina, isso é de fato o que está escrito na Lei. Já essa banca, não considerou essa nuance. Complicado ter que estudar com esses entendimentos divergentes entre as bancas.

  • Eu não concordo com o gabarito dessa questão. O código de ética não veta necessariamente o assessor da prefeitura de trabalhar também no jornal local, por exemplo. É mais uma questão sobre a cobertura jornalística e o conflito de interesses envolvendo o jornal e o órgão publico. Imaginemos que eu, como assessor da Prefeitura, trabalhe no jornal local na editoria de esportes, qual o conflito que isso traria?