SóProvas


ID
3214807
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Rubem Alves, para responder à questão.


                                     A arte de educar


      Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente… E ficando mais rico interiormente ele pode sentir mais alegria – que é a razão pela qual vivemos.

      Já li muitos livros sobre Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação… Mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à Educação do Olhar. Ou à importância do olhar na educação, em qualquer um deles.

A primeira tarefa da Educação é ensinar a ver… É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo… Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.

A educação se divide em duas partes: Educação das Habilidades e Educação das Sensibilidades. Sem a Educação das Sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido. Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.

      Quero ensinar às crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal.

Para as crianças tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não veem.

Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. E nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore… Ou para o curioso das simetrias das folhas. Parece que naquele tempo as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.

      As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem… O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente. São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança, jamais será sábio.

                  (Disponível em:< https://psicologiaacessivel.net>. Acesso em: 18.11.2018)

Assinale a alternativa que reescreve livremente passagem do texto, de acordo com a norma-padrão de emprego e colocação dos pronomes.

Alternativas
Comentários
  • A) E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore.

    O advérbio JAMAIS é fator atrativo de próclise.

    Obs: São casos mais cobrados de próclise>>> Palavras com sentido negativo, conjunção subordinativa integrante e adverbial, pronome relativo, pronome interrogativo, pronome indefinido, advérbio, em mais gerúndio.

    GABARITO. A

  • Gabarito A

    (A) E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore. ⇢ É obrigatório o emprego da próclise em orações que contenham palavras negativas (não, nada, jamais, nem, nunca, ninguém, nenhum, etc). Isso só se dá se não houver qualquer palavra entre o verbo e a palavra negativa.

    (B) As palavras teriam sentido e ajudar-NOS-iam a ver o mundo melhor. ⇢ Com esses tempos verbais (futuro do presente e futuro do pretérito) jamais ocorre a ênclise. Pode ser usado mesóclise em futuro do presente e pretérito *Se NÃO houver caso de próclise.

    (C) E nenhum professor tinha ME chamado a atenção para a beleza de uma árvore. ⇢ Ênclise não ocorre com verbos no particípio

    (D) Se abrem as janelas do corpo, quando se abrem os olhos. ⇢ Não se pode começar frase com pronome oblíquo átono

    (E) Quando abrimos nossos olhos sempre SE abrem as janelas do corpo. ⇢ Ocorre atração em Adverbio.

  • GABARITO: LETRA A

    A) E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore. ? correto, advérbio sendo fator de atração do pronome, fator de próclise.

    B) As palavras teriam sentido e ajudariam-nos a ver o mundo melhor. ? Luiz Antônio Sacconi anota que as conjunções e, mas, porém, todavia, contudo, logo e portanto não exigem necessariamente a próclise, exatamente porque são conjunções coordenativas, e não subordinativas, logo o correto, nesse caso, seria a mesóclise (ajudar-nos-iam).

    C) E nenhum professor tinha chamado-me a atenção para a beleza de uma árvore. ? depois de -ado e -ido nada é metido (o correto é tinha me chamado).

    D) Se abrem as janelas do corpo, quando se abrem os olhos. ? não podemos começar frase com pronome oblíquo.

    E+ Quando abrimos nossos olhos sempre abrem-se as janelas do corpo. ? advérbio atraindo o pronome, fazendo com que a próclise seja obrigatória (sempre se abrem).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore.

    Advérbios  aqui, ali, só, também, bem, mal, hoje, amanhã, ontem, já, nunca, jamais, apenas, tão, talvez, etc

  • Complemento..

    A) Palavras negativas como : Nunca, jamais...são fatores de próclise.

    B)

    Quando vc estiver diante de um verbo no futuro do presente Terminação (EI) ou Futuro do pretérito (IA)

    devemos utilizar as construções como mesóclise.

    D) Básico: Não se inicia período com pronome.

    E) Sempre também é um fator de próclise.

    Sucesso,Bons estudos, Nãodesista!

  • Arthur Carvalho, os seus comentários são de grande valia!

  • Gabarito A

    Colocação Pronominal

    Atraem o pronome

    ① Palavras negativas - ② Palavras exclamativas - ③ Palavras interrogativas - ④ Oração subordinada desenvolvida (tiver o que/quando) - ⑤ Advérbios - ⑥ Pronomes indefinidos

    Não usa pronome depois de:

     Particípio "ADO/IDO" - ② Futuro do presente/indicativo "RIA/REI"

  • A) E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore. (Gabarito da questão. O "jamais" (sentido negativo) atrai o pronome).

    B) As palavras teriam sentido e ajudariam-nos a ver o mundo melhor. Não se admite ênclise a um verbo que está no futuro.

    C) E nenhum professor tinha chamado-me a atenção para a beleza de uma árvore. Não se admite ênclise a um verbo no particípio.

    D) Se abrem as janelas do corpo, quando se abrem os olhos. Não se inicia período com pronome oblíquo.

    E) Quando abrimos nossos olhos sempre abrem-se as janelas do corpo. O advérbio atrai o pronome.

    Gab: A

  • GAB. A

    E nenhum professor jamais me chamou a atenção para a beleza de uma árvore.

  • Gabarito: A

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!