SóProvas


ID
3215218
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FERSB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

             Pessoas com baixa renda fazem pouco exercício no tempo livre

                      Pesquisa feita em Ermelino Matarazzo propõe ações

            educativas para incentivar prática de atividades físicas no tempo livre

Por Ivanir Ferreira


      A condição socioeconômica está associada ao nível de atividade física das pessoas, ou seja, o quanto elas se exercitam em seu tempo livre, em casa, no trabalho ou como forma de deslocamento. Os mais pobres se exercitam menos em seu tempo livre e executam mais tarefas ocupacionais, como trabalhos domésticos, levantamento de cargas e deslocamento. Pesquisa feita pela USP, que entrevistou moradores do distrito de Ermelino Matarazzo, região de baixo nível socioeconômico da zona leste de São Paulo, propõe ações educativas e de prática de exercícios físicos para modificar este quadro.

      Fazer atividade física por lazer resulta em mais saúde física e mental – redução de problemas cardiovasculares e sintomas de depressão e ansiedade. Já a atividade ocupacional (carregar e descarregar carga de um caminhão, por exemplo), ao longo do tempo, pode ocasionar problemas físicos, como desgaste das articulações, afirma Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro, autora da pesquisa. Em 2006, um estudo feito pelo Ministério da Saúde revelou que 48,5% dos 54 mil entrevistados eram responsáveis pela maior parte da limpeza pesada da casa e que 42,8% carregavam peso/carga pesada ou caminhavam bastante para ir ao trabalho. Desses, somente 14,8% praticavam pelo menos 30 minutos de atividades físicas de intensidade moderada no lazer em cinco ou mais dias da semana.

      Outro inquérito de base domiciliar feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (Gepaf), da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da USP, mostrou que 70% dos adultos do distrito de Ermelino Matarazzo não praticavam nenhuma atividade física no tempo de lazer e que 47,1% dos adultos não faziam, pelo menos, 150 minutos de atividade física no tempo de lazer ou como forma de deslocamento.

      Com base nesses dados, Evelyn se propôs a buscar formas para avaliar a eficácia de ações de promoção de atividade física voltadas para a população de baixa renda daquela região. Participaram da pesquisa 157 adultos, homens e mulheres maiores de 18 anos, que frequentavam Unidades Básicas de Saúde. O estudo durou 18 meses.

      As pessoas foram subdivididas em três grupos: o primeiro grupo obteve orientação supervisionada, com três sessões semanais de exercícios cardiorrespiratórios, de força e de flexibilidade. O segundo participou de sessões de discussões presenciais, orientação individual por telefone, e recebeu material educativo impresso, além de mensagens semanais de incentivo à prática regular de atividades físicas e de vivências, buscando o desenvolvimento de autonomia para a prática de atividade física. Neste grupo, a principal estratégia foi a orientação. Não tiveram exercícios estruturados. Faziam algumas vivências de prática de alongamento ou caminhada. O terceiro grupo (controle) não recebeu intervenção alguma. As avaliações foram feitas no início do estudo, depois de 12 meses de intervenção e seis meses depois de encerrado o período de intervenção.

      Ao final, os resultados mostraram que as pessoas de ambos os grupos de intervenção obtiveram sucesso, aumentando significativamente a sua atividade física no tempo livre. Porém, seis meses após este período, quando o trabalho de intervenção foi cessado, o ganho foi mantido apenas para o grupo que recebeu orientação de conscientização sobre a importância da prática de atividade física. Desta forma, o estudo indicou que as ações que “possibilitaram a construção do conhecimento a partir de discussões em grupo e de vivências práticas se mostraram mais eficazes como proposta de estímulos para a prática de atividade física”. 


Fonte: Disponível em:<http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/pessoas-com-baixa-renda-fazem-pouco-exercicio-no-tempo-livre> . Acesso em: 22 dez. 2017.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que explica a proposta feita a partir dos resultados obtidos pela pesquisa feita por Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro.

Alternativas
Comentários
  • Tinha texto maior para fazer uma questão não ?

  • " Os mais pobres se exercitam menos em seu tempo livre e executam mais tarefas ocupacionais, como trabalhos domésticos, levantamento de cargas e deslocamento".

    Ta de sacanagem né???

    Em que lugar do texto fala que a pesquisadora chegou a conclusão de criar mais ações educativas e programas em horários que atendam os mais pobres ??

    Desta forma, o estudo indicou que as ações que “possibilitaram a construção do conhecimento a partir de discussões em grupo e de vivências práticas se mostraram mais eficazes como proposta de estímulos para a prática de atividade física”. 

  • A partir da leitura do texto...

    Constatou-se que ninguém entendeu nada.

  • Acertei a questão, mas me preocupei com a extrapolação. Em nenhum momento o texto fala sobre a necessidade de criação dos programas para a população de baixa renda.

  • Em nenhum momento o texto fala sobre a necessidade de criação dos programas para a população de baixa renda.

    Essa banca tem mania de encher linguiça nas questões.

    Passível de anulação certamente.

  • Gente...mas em nenhum momento o texto fala em criar ações que atendam os mais pobres, nem de forma subtendida. Surreal isso...discordo desse gabarito!

  • gente, é uma questão de INTERPRETAÇÃO, é algo que se deduz do texto, conclui-se a partir do contexto, não necessariamente vai vir explícito no texto.

  • DESISTOOOO.....para algumas bancas interpretação = adivinhação

  • bla bla bla ; AOCP TA VIRANDO CESPE AGORA? KKK

  • esse gabarito não faz sentido
  • O gabarito me incomoda mais porque a questão pede a alternativa que EXPLICA A PROPOSTA feita a partir dos resultados obtidos pela pesquisa feita por Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro.

    O título diz que ela propõe ações:

    Pesquisa feita em Ermelino Matarazzo propõe ações

    educativas para incentivar prática de atividades físicas no tempo livre

    A alternativa C explica e a E só repete a proposta.

  • Gabarito E

    ...Desta forma, o estudo indicou que as ações que “possibilitaram a construção do conhecimento...

  • "...assinale a alternativa que explica a proposta feita a partir dos resultados obtidos pela..."

    Eu coloquei letra B, pois explica a proposta, ao meu ver.

    b) O objetivo da pesquisa foi avaliar o quanto as ações de promoção de atividade física para população pobre eram eficientes.

    Mas como o pessoal já comentou, bem confuso para achar a alternativa E. Sinceramente até agora não entendí. Relendo agora a alternativa, acho que esse gabarito está errado. Onde tem a informação que o objetivo é criar algo que esteja em outro horário?

  • Qual o erro da A????

  • A banca pede a alternativa que explica a proposta feita .

    Letra A) não explica nada, repete apenas oque esta no texto. errado

    Letra E) explicando a proposta. certa

  • assinale a alternativa que explica a proposta feita a partir dos resultados obtidos pela pesquisa feita por Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro.

    Não há outra alternativa, senão a letra B

    b) O objetivo da pesquisa foi avaliar o quanto as ações de promoção de atividade física para população pobre eram eficientes.

    Evelyn se propôs a buscar formas para avaliar a eficácia de ações de promoção de atividade física voltadas para a população de baixa renda daquela região.

  • EU ODEIO ESSA BANCA

  • Interpretação de texto não se resume as linhas texto proposto, soma-se a isso o título, a referência, a data, e, sobretudo, o COMANDO da questão. Pelo comando algumas alternativas poderiam facilmente ser eliminadas. Senão vejamos:  explica a proposta feita a partir dos resultados obtidos pela pesquisa feita por Evelyn Helena.

    a)errado, "Os mais pobres se exercitam menos em seu tempo livre e executam mais tarefas ocupacionais(...)". De fato, de acordo com o texto, quanto mais pobre menor atividade física. Contudo, isso é uma constatação e não uma proposta.

    b)errado, "velyn se propôs a buscar formas para avaliar a eficácia de ações de promoção de atividade física(...)". CORRETO, trata-se realmente do objetivo e isso já anula mais uma alternativa; é o objetivo e não uma proposta.

    c)errado, o texto realmente reflete a alternativa: "os grupos de intervenção obtiveram sucesso, aumentando significativamente a sua atividade física no tempo livre(...)ganho foi mantido apenas para o grupo que recebeu orientação de conscientização(...)". Veja que, estes são os resultados da pesquisa, não a constatação.

    d)errado, não preciso nem transcrever, o estudo que teve duração de 18 meses.

    e)CORRETO, "possibilitaram a construção do conhecimento a partir de discussões em grupo e de vivências práticas se mostraram mais eficazes(...)" Leia-se: O estudo realizado por Evelyn Helena teve como resultado que os grupos de intervenção tiveram mais sucesso. Contudo, apenas os que tiveram orientação com material educativo mantiveram os ganhos e, com isso, propõe-se a valorização das ações que valorizem tal aspecto de modo a se adequar aos horários das pessoas que passam o dia trabalhando.

  • COMANDO DA QUESTÃO: a alternativa que explica a proposta feita a partir dos resultados obtidos. OU SEJA, O LAUDO CONCLUSIVO.

    OBJETIVO DA PESQUISA: avaliar a eficácia de ações de promoção de atividade física voltadas para a população de BAIXA RENDA (VULGO OS MAIS POBRES)

    CONCLUSÃO:

    "o ganho foi mantido apenas para o grupo que recebeu orientação de conscientização sobre a importância da prática de atividade física". 2º GRUPO.

    A PARTIR DO SUCESSO OBTIDO COM O 2º GRUPO CONCLUE-SE QUE HÁ A NECESSIDADE DE SE CRIAR MAIS AÇÕES EDUCATIVAS E PROGRAMAS ( VISTO QUE ISSO FOI MAIS PROVEITOSO) em horários que atendam aos mais pobres. ( OS DE BAIXA RENDA).

    GAB E

    POLICIA PENAL RR 2020.

  • Gente, eu TB errei a questão, porém TENTANDO entender o posicionamento da banca de acordo com o o que pede o enunciado puder perceber que a resposta está nesses trechos:

    "Pessoas com baixa renda fazem pouco exercício no tempo livre

               Pesquisa feita em Ermelino Matarazzo propõe ações

          educativas para incentivar prática de atividades físicas no tempo livre"

    "Evelyn se propôs a buscar formas para avaliar a eficácia de ações de promoção de atividade física voltadas para a população de baixa renda daquela região.

    "Desta forma, o estudo indicou que as ações que “possibilitaram a construção do conhecimento a partir de discussões em grupo e de vivências práticas se mostraram mais eficazes como proposta de estímulos para a prática de atividade física”. 

    Assinale a alternativa que EXPLICA A PROPOSTA feita a partir dos resultados obtidos pela pesquisa feita

    R= E) Identificou-se a necessidade de se criar mais ações educativas e programas em horários que atendam aos mais pobres.

    Se a proposta foi avaliar eficácia das ações para a população de baixa renda, então os resultados têm que ser voltados para essa mesma população, caso contrário não faria sentido.

    Acho que poder ser isso.

  • Onde esta escrito isso que identificou-se a necessidade de se criar mais ações educativas que atendam aos mais pobres?

  • O que essa gente faz é um escárnio.

  • Resposta E:

    "o ganho foi mantido apenas para o grupo que recebeu orientação de conscientização sobre a importância da prática de atividade física."

    Identificou-se a necessidade de se criar mais ações educativas e programas em horários que atendam aos mais pobres.