Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
FONTE: Prof. Heron Lemos
Créditos:Marlos Lopes Q1079000
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve conter um fator motivacional.
A teoria dos dois fatores explica como o ambiente de trabalho, assim como o próprio trabalho realizado interagem para produzir motivação. Para Herzberg, a motivação resulta de dos seguintes fatores:
Fatores higiênicos/ insatisfacientes:
- São os fatores relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, portanto, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não são capazes de gerar satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
Fatores motivacionais/ satisfacientes:
- Estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, podem gerar satisfação nos indivíduos. Dentre os fatores motivacionais podemos encontrar: natureza do trabalho, a possibilidade de crescimento, o reconhecimento e o sentido de prestígio e realização.
Herzberg entende, ainda, que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. O trabalho em si atende a necessidades e gera satisfações distintas das condições proporcionadas pelo ambiente.
Tendo considerado o assunto acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta, visto que remuneração é um fator higiênico.
GABARITO: C
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.