-
Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se :
i) - População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.
Além dessa faixa populacional, podem existir outros arranjos de adscrição, conforme vulnerabilidades, riscos e dinâmica comunitária, facultando aos gestores locais, conjuntamente com as equipes que atuam na Atenção Básica e Conselho Municipal ou Local de Saúde, a possibilidade de definir outro parâmetro populacional de responsabilidade da equipe, podendo ser maior ou menor do que o parâmetro recomendado, de acordo com as especificidades do território, assegurando-se a qualidade do cuidado.
-
Erro da letra C): O erro está em dizer que DEVE Haver, no texto está que RECOMENDA-SE.
-
Qual o erro da B?
-
Erro da alternativa "B":
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008.
A portaria citada na questão apenas estabeleceu a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS; foi editada em 2017, após 9 anos da criação do NASF.
Bons Estudos! ;)
-
Erro da B : através da portaria 2.436/2017 fica nomeada como NASF-AB - Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.
-
Não entendi o erro da A. No texto corrido da política diz "Recomenda-se a inclusão do Gerente de Atenção Básica com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde, em especial ao fortalecer a atenção à saúde prestada pelos profissionais das equipes à população adscrita, por meio de função técnico-gerencial. A inclusão deste profissional deve ser avaliada pelo gestor, segundo a necessidade do território e cobertura de AB."
Recomenda-se = facultativo, não??
-
Percebi que muita gente, assim como eu, assinalou a letra "B" como resposta.
-
O erro é a nomenclatura da letra B, fazendo com que a mesma esteja errada, deveria ser Nasf-AB
-
Quem cria o NASF é portaria GM/MS 154/2008, por isso a B está errada!
-
Gabarito: Letra D
-
II – Diretrizes:
a) Regionalização e Hierarquização:
b) Territorialização;
c) População Adscrita;
d) Cuidado centrado na pessoa;
e) Resolutividade;
f) Longitudinalidade do cuidado;
g) Coordenação do cuidado;
h) Ordenação da rede; e
i) Participação da comunidade.