Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de equipes. Neste caso, deverá ser marcada aquela que apresenta o tipo de equipe que é designada para resolver imediatamente um problema, podendo ficar responsável por um plano de longo prazo.
A - incorreta. Equipe de projetos são compostas por pessoas de diversos departamentos da organização que trabalharão no desenvolvimento de produtos ou serviços novos. No fim do projeto, a equipe será desmontada, pois o objetivo (desenvolver determinado projeto) foi atingido.
B - incorreta. Equipe autodirigida é composta de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes..
C - correta. Segundo Chiavenato (2014, p.129), "equipes de força-tarefa: a força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema que pode incluir a implementação da solução proposta."
D - incorreta. Equipe funcional cruzada é composta de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e são formadas para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências. Quase sempre são designadas.
E - incorreta. Equipe de melhoria de processos, segundo Duran (2016, p.195), "é composta por pessoas experientes vindas de diferentes departamentos, geralmente designados, com o intuito de discutir e propor melhorias para os processos da organização."
Tendo visto as alternativas acima, concluímos que a "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
RIBAS, Andreia.; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de Pessoas para concursos. Alumuus, 2013.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.