-
Gabarito: Letra A
I. O texto traz à tona a informação de que o consumismo é uma ideologia de gênero que impacta a todos.
Errada. O texto afirma que é uma ideologia, um hábito mental.
"O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual"
II. O texto afirma que as crianças, por serem mais suscetíveis que os adultos, sofrem graves consequências advindas do estímulo consumista produzido pelas mídias de massa.
Certa. É exatamente isso que é falado no início do segundo parágrafo:
"As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo"
III. O texto apresenta a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência como causas do consumo exagerado.
Errada. Aqui tenta confundir invertendo a ordem de consequência como causa. A causa é o consumismo, as consequências são as elencadas na assertiva. Isso, inclusive, se encontra explicitamente no texto:
"...as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, entre outras."
IV. O texto caracteriza o consumismo como um hábito mental que acompanha o ser humano desde sua origem.
Errada. O texto começa de cara falando que ninguém nasce consumista.
"Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado..."
V. O texto chama a atenção do leitor para discutir o consumismo infantil como uma pauta urgente e de interesse geral.
Certa. É exatamente isso que é falado no final do segundo parágrafo:
"Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral."
-
Eu discordo que o item II esteja certo.
II - O texto afirma que as crianças, por serem mais suscetíveis que os adultos, sofrem graves consequências...
Dessa forma, o item nos faz entender que as crianças têm tais consequências por serem mais suscetíveis que os adultos, trazendo uma relação de causa e consequência desses dois termos: por serem mais suscetíveis = sofrem graves consequências
E ISSO ESTÁ ERRADO.
Releia o texto:
As crianças, que vivenciam uma fase de peculiar desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e infelizmente sofrem cada vez mais cedo.
Segundo o texto, a relação de causa/consequência é claramente estabelecida nos seguintes termos: o fato de as crianças estarem mais vulneráveis que os adultos, tem como causa a fase peculiar que estas estão vivenciando. E ISSO É APENAS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM AS CRIANÇAS DOS ADULTOS.
Além do mais, na oração "não ficam fora dessa lógica e infelizmente (TAMBÉM) sofrem cada vez mais cedo", mostra claramente que não é o fato da maior vulnerabilidade que traz as graves consequências, pois, sofrer as graves consequências é um fator comum entre os adultos e crianças segundo o texto
Portanto, o item extrapola a semântica do texto e está INCORRETO.
-
Item I - O texto traz à tona a informação de que o consumismo é uma ideologia de gênero que impacta a todos. Errado
O texto afirma: O consumismo é uma ideologia. Não importa o gênero...
Item II - O texto afirma que as crianças, por serem mais suscetíveis que os adultos, sofrem graves consequências advindas do estímulo consumista produzido pelas mídias de massa. Correto
III. O texto apresenta a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência como causas do consumo exagerado. Errado
As crianças (...) sofrem cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo.
IV. O texto caracteriza o consumismo como um hábito mental que acompanha o ser humano desde sua origem. Errado
Ninguém nasce consumista.
V. O texto chama a atenção do leitor para discutir o consumismo infantil como uma pauta urgente e de interesse geral. Correto.
Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
-
É sempre bom confiar no próprio conhecimento. Acertei a questão, mas queria marcar a letra B, mesmo sabendo que:
"O texto apresenta a obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de álcool, estresse familiar, banalização da agressividade e violência como causas do consumo exagerado"
Não são a causa do consumo exagerado, isso são as consequências. A causa é o impacto pelas mídias, pois desencadeou o consumo exagerado, e resultou nos itens citados acima (consequências).