SóProvas


ID
3218503
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Caxambu do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Junho é o segundo melhor mês no ano

Junho foi o segundo melhor mês do ano para o mercado financeiro. No período, o Ibovespa bateu o recorde histórico duas vezes e acumulou alta de 4% e o dólar depreciou 2%. O mês só não supera o desempenho de janeiro, marcado pela euforia dos investidores com o início do governo Bolsonaro, em que......... Bolsa subiu 10,82% e o dólar caiu 5,6%. No semestre, o Ibovespa acumula alta de 14,5%, melhor desempenho desde 2016......... moeda americana tem queda de 0,6% no período.

Depois de um início de maio turbulento, marcado pela guerra comercial entre China e Estados Unidos e incertezas quanto ......... provação da reforma da Previdência, junho surfou no otimismo que marcou....... duas últimas semanas. Investidores passaram a condicionar o andamento da reforma da Previdência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo ele, o governo detém apoio da maioria dos deputados para aprovação do projeto em plenário antes do recesso parlamentar, que inicia em 18 de julho.

Júlia, M. Folhapress. in nscDC, ano 34; no 11.920.

A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O pessoal chegou mais cedo ao estádio.

    ⇢ Chega A algum lugar. gabarito

  • GABARITO: LETRA B

    A) Apenas 1% dos candidatos faltaram ? o correto é "faltou" (=concorda com a porcentagem no singular "1%").

    B) O pessoal chegou mais cedo ao estádio ? correto, sujeito simples cujo núcleo é o substantivo "pessoal", concordância é feita no singular.

    C) Sempre tem um ou outro que chegam atrasado ? a conjunção coordenativa alternativa "ou" está trazendo valor de exclusão (=um ou outro, mas não os dois); logo, o correto é "chega".

    D) Os Estados Unidos nunca viu um ataque como o de 11 de setembro! ? o substantivo "Estados Unidos" está definido pelo artigo definido pluralizado "os", logo, o correto é "viram".

    E) O correr e o folgar era o que ela gostava de fazer! ? observa-se que os verbos no infinitivo sofreram derivação imprópria e passaram a ser substantivos através do acréscimo dos artigos definidos, concordância feita no plural (=eram).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Arthur Carvalho - CUIDADO

    Seus comentários são sempre bem produtivos, mas você ERROU. Quando afirma que o verbo deve concordar com a porcentagem, pois no caso apresentado a "PORCENTAGEM" é acompanhada de substantivo e nesses casos o verbo deve concordar com o SUBSTANTIVO.

  • Dica:

    A letra E só não está correta por causa dos artigos em frente aos verbos, porém, se não tivessem os artigos estaria correta a concordância no singular, pois é um caso especial em que dois verbos no infinitivo são ligados pelo E, nesse caso a concordância pode SIM ser feita no singular.

    Exemplo: Entender a língua e eliminar o preconceito PODE ser visto como algo bom.

    Essa regra não se aplica quando os verbos forem antônimos:

    exemplo: amar e odiar fazem mal (nesse caso, como são antônimos, a concordância tem que ser no plural).

    Essa regra não se aplica quando os verbos são substantivados (com a utilização de um artigo na frente, que foi o que ocorreu na letra E)

  • acredito que a questão deveria ser anulada. Acredito que haja duas respostas para essa questão. tanto letra A, pois o verbo tanto pode concordar com a porcentagem (até 1,99 %, o verbo deve ficar no singular) como também com o substantivo, como está no plural, logo, o verbo também pode ficar no plural. já na letra B, o verbo chegar está no singular concordando com o sujeito O pessoal (também no singular) e a regência do verbo também está correta, pois quem chega, chega A algum lugar.