- 
                                Gabarito D   A) Aqui, se sabe tudo sobre o novo time. ⇢ após a virgula o ideal é ênclise. (sabe-se) B) Se amanhã quiseres me ver, feliz eu ficarei. ⇢ Caso da letra "D". C) Tudo passou-se numa fração de segundos. ⇢ pronome indefinido atrai próclise. (Tudo se passou) D) Sabe-se que a temperatura global está cada dia mais elevada. ⇢ gabarito, não inicia período com pronome oblico. E) Em tratando-se de futebol, ou melhor de futebol estadual, ele era uma sumidade. ⇢ verbos no gerúndio "-ndo" não é permitido ênclise. O correto é "Em se tratando".    
- 
                                GABARITO: LETRA D   ? A letra "d" é a mais correta, mas a letra "a" também estaria correta, visto que temos um advérbio de lugar deslocado, poderia ocorrer a próclise também.   ? Sabe-se que a temperatura global está cada dia mais elevada ? correto, não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (se sabe), o correto é a ênclise (=sabe-se).   Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                Não compreendi o erro da letra B, alguém? 
- 
                                O erro da letra B no meu ver é que não se pode começar uma frase com pronome oblíquo. 
- 
                                A letra B não é uma condicional? Acho que nesse caso, pode sim vir no início da sentença, pois não é o mesmo caso dos demais itens. Entendi que seria o caso abaixo:   -------   A seguir, algumas sentenças em que o "se" funciona como uma conjunção condicional e, por isso, pode se apresentar no início de sentenças:   Exemplos:   Se todos concordarem, faremos um novo sorteio. Se você chegasse mais cedo, poderia assistir nosso show de mágica. Se ele contar nosso segredo, jamais o perdoaremos.   Fonte: minigramática 
- 
                                A questão exige conhecimento de colocação pronominal e quer saber qual alternativa faz uso correto da norma-padrão. A colocação pronominal diz respeito à utilização dos pronomes oblíquos e é classificação quanto a sua posição. Vejamos: Próclise é o nome que se dá à colocação pronominal antes do verbo Ênclise é o nome que se dá à colocação pronominal depois do verbo; ela é normalmente usada quando não há fator de próclise. Mesóclise é o nome que se dá à colocação pronominal no meio do verbo. Após essa breve explanação podemos analisar as alternativas   a) Aqui, se sabe tudo sobre o novo time. Incorreta. Não se começa após sinal de pontuação com pronome oblíquo. Forma correta: aqui, sabe-se...   b) Se amanhã quiseres me ver, feliz eu ficarei. Incorreta. Segundo Rocha Lima na sua obra Gramática normativa a locução verbal formada por infinitivo 3 formas quando não há preposição entre elas e são: Ênclise ao infinitivo ( se amanhã quiseres ver-me...); Ênclise ao auxiliar ( se amanhã quiseres-me ver) ou Próclise ao auxiliar (se amanhã me quiseres ver). Portanto o erro está em colocar a próclise no verbo principal. Obs: o "se" que está inciando a frase é uma conjunção condicional, pois poderia ser trocado por "caso".     c) Tudo passou-se numa fração de segundos. Incorreta. Quando houver pronome indefinido o correto é o pronome estar antes do verbo. Forma correta: tudo se passou...   d) Sabe-se que a temperatura global está cada dia mais elevada. Correta.  Para inciar oração com verbos que não são futuros do indicativos, usa-se o pronome após o verbo.     e) Em tratando-se de futebol, ou melhor de futebol estadual, ele era uma sumidade. Incorreta. Quando houver preposição "em" + verbo no gerúndio (terminados em "ndo"), o pronome deve ficar antes do verbo. Forma correta: em se tratando...   GABARITO D     
- 
                                O erro da letra B não o é "Se", que está correto, o erro é o "me" que deveria ter sido colocado junto ao advérbio de tempo "amanhã", por atração.   Se amanhã me quiseres ver, feliz eu ficarei.   É obrigatório o emprego da próclise em orações que contenham advérbios ou locuções adverbiais antecedendo o verbo. Isso só se dá se não houver qualquer palavra entre o verbo e o advérbio. São exemplos de advérbios: aqui, lá, sempre, amanhã, assim, infelizmente, não, talvez, etc. São exemplos de locuções adverbiais: de vez em quando, com certeza, à direita, etc. 
- 
                                o erro da B é o 'ver' o correto seria vir*